O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) lançou, nesta quarta-feira (18), dois novos serviços via WhatsApp. Pensando em evitar filas e aglomerações em seu Posto de Atendimento, no bairro da Boa Vista, os novos serviços oferecidos são a atualização cadastral do Vem Estudante e o bloqueio do cartão VEM. Ambos funcionam de forma digital pelo celular.
Nos dois casos, o cidadão terá que cadastrar o número 3320.2001 na sua agenda de contatos e mandar uma mensagem no WhatsApp. Na primeira situação, o estudante da rede privada precisa apenas cadastrar o número e mandar uma mensagem – entre as opções enviadas pela assistente virtual, deve escolher ‘Atualização Cadastral do Estudante’, confirmar seus dados e enviar uma foto do comprovante da matrícula e da carteira de estudante.
As imagens enviadas devem estar legíveis. Se as informações estiverem corretas, a atualização do cadastro será efetivada em até 24h úteis. Os estudantes de escola pública que utilizam o VEM Passe Livre não precisarão atualizar seus cadastros, uma vez que, o governo o atualiza automaticamente.
Já na operação de bloqueio do cartão VEM, os passos são os mesmos do cadastro dos estudantes. Depois que mandar a mensagem para o WhatsApp, o usuário deve escolher a opção ‘Bloqueio de Cartão’ e confirmar os seus dados. Essa opção também serve para todos os passageiros que tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) vinculado ao cartão.
O usuário frequente do cartão VEM Luiz Guilherme, 37, cozinheiro, usa dois tipos, o comum, para se deslocar em trajetos que não sejam profissionais e o trabalhador, para o percurso do trabalho. Ele gostou da ideia e acredita que o novo sistema de atendimento funcionará. “Já tive que ir várias vezes no posto de atendimento do VEM para bloquear ou desbloquear. Para mim vai ser mais viável, por questões de horário, distância e comodidade”, contou o utilizador.
A Urbana-Pe que é responsável pela bilhetagem eletrônica do VEM informou, que a ferramenta foi pensada para a modernização no uso dos cartões. O produto já vinha sido desenvolvido e a entrega dos serviços foi antecipada, por conta da pandemia do coronavírus, afim de evitar deslocamentos para a unidade de atendimento.
“Os estudantes tinham que fazer essa viagem até o posto semestralmente para a atualização do cadastro, principalmente os estudantes de rede privada. O bloqueio do cartão também, já pode ser feito por telefone hoje em dia e pensamos em antecipar e colocar no WhatsApp, que é uma ferramenta que todos tem acesso praticamente”, disse Bernardo Braga, consultor da Urbana-Pe.
Fonte: Folha PE
Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha