Agenda, oferecida pela Prefeitura do Recife, começa hoje (3), com apresentação, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. A regência será do maestro José Renato Accioly e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h
Confirmando que 2023 se anuncia o ano mais sinfônico do calendário cultural recifense, a Orquestra Sinfônica do Recife garante uma intensa agenda, com concertos semanais, neste mês de maio. A programação já estreia hoje (3), em apresentação gratuita, no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h, com regência do maestro José Renato Accioly. Até o fim do mês, a Orquestra tem mais três encontros marcados com o público, nos próximos dias 10, 17 e 24.
Os concertos são gratuitos, oferecidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, e confirmam a estratégia de intensificação da agenda sinfônica na cidade, para atender aos vários públicos cativos da música erudita e assegurar também novas plateias para a Orquestra, que sobe aos palcos da nova temporada com outras novidades. O conjunto orquestral ganhou mais de 20 novos integrantes, após seleção feita pela Prefeitura do Recife, no ano passado, num esforço de recomposição de quase 30% dos quadros fixos e concursados.
Excepcionalmente hoje, os ingressos para o concerto serão exclusivamente distribuídos presencialmente, na bilheteria do teatro, a partir das 19h. Para a próxima apresentação, no dia 10, a meta é zerar a lista de prioridades, da qual fazem parte as pessoas não atendidas no último concerto realizado no Santa Isabel, no dia 19 de abril, em função da capacidade de público do teatro. Também haverá oferta de ingressos virtuais, no site Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br), com uma novidade: será implementado um sistema de confirmação dos ingressos, que voltarão a ser disponibilizados no Conecta Recife, nos casos de desistência. Até o final do mês, a expectativa do poder público municipal é confirmar a internet como principal plataforma de distribuição de ingressos para a intensa agenda de concertos da Orquestra na cidade.
Repertório – O programa preparado pelo maestro José Renato Accioly para a noite de hoje começa com peça do célebre compositor Beethoven: “Coriolano”, Abertura Op.62. Depois celebra um grande compositor recifense, o maestro Duda, nascido José Ursucino da Silva, de quem será executada a ensolarada composição “Marquinhos no Frevo”, com a participação do solista Mizael França, integrante da Orquestra. Após breve intervalo, o concerto encerra com a “Sinfonia em Dó Maior”, de Georges Bizet, em quatro movimentos: Alegro Vivo; Adagio; Allegro Vivace; e Allegro Vivace.
Serviço
Temporada 2023 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Datas de maio: 3, 10, 17 e 24
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca