Em 20 de janeiro é celebrado o Dia do Farmacêutico. Para comemorar a data, a Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados, receberá uma ação gratuita com orientações sobre o “Uso Racional de Medicamentos”. A atividade acontecerá a partir das 8h da próxima sexta-feira (20), e será promovida por profissionais da Faculdade Pernambucana de Saúde e também de farmacêuticos da Policlínica.
Além das orientações, também serão realizados serviços de: aferição de pressão e de glicemia, distribuição de material educativo sobre o uso correto dos medicamentos e o acompanhamento da hipertensão e diabetes.
“Automedicação é considerada um grande problema de saúde pública e o uso incorreto dos medicamentos pode acarretar o agravamento de algumas doenças. É importante que a população busque sempre o farmacêutico, que é um profissional de saúde especializado nos medicamentos e que está bem próximo e acessível. Toda farmácia deve ter seu farmacêutico”, disse a doutora em Ciências Farmacêuticas e coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, Flávia Morais.
A doutora destaca que exemplos comuns relacionados ao medicamento podem complicar a vida do paciente, como: a não aplicação no horário correto; esquecimento da dose diária; abandonar o tratamento antes do fim por estar se sentindo bem, até no tratamento de Doenças Crônicas, como diabetes, hipertensão e de infecções bacterianas, no uso de antibióticos.
“Algo bem rotineiro também é quando o paciente associa seu medicamento prescrito a outros, que podem ter sido prescritos ou não. É importante ele saber que os medicamentos associados podem potencializar ou anular a ação terapêutica, e que até a administração com alguns alimentos que também podem interferir, como chá, leite, alimentos gordurosos. Por isso, não fique com a dúvida, peça explicações ao seu farmacêutico”, acrescentou Flávia.
PERIGO PRÉ-CARNAVAL
Na semana passada, a Anvisa aprovou um medicamento com substância que promete emagrecimento rápido. A droga já era utilizada no tratamento de diabetes tipo 2 e, agora, pode ser usada na luta contra o sobrepeso. Com o verão e a chegada do Carnaval, os especialistas em saúde estão fazendo um alerta sobre o uso indiscriminado de medicamentos.
“Para esse tipo de medicamento, que atua no sistema fisiológico como um todo, é preciso indicação médica, e não a procura no ambiente da farmácia de forma indiscriminada. Todo medicamento há necessidade de indicação terapêutica. A Semaglutida atua no metabolismo, inibindo a nossa saciedade, e o esvaziamento gástrico ocorre mais lentamente, fazendo com que a gente coma menos”, concluiu Flávia.
SERVIÇO
Orientações sobre uso racional de medicamentos e diversos exames gratuitos
Data: sexta-feira (20), 8h
Local: Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados, Av. Sul Gov. Cid Sampaio, S/N
Realização: Policlínica Agamenon Magalhães e Faculdade Pernambucana de Saúde
Por: Pedro Paulo – Multi Cmunicação
Fotos: Flávia Morais/ Arquivo FPS 2020