#ÉFOCOÉNOTICIA

*OPERAÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS FEDERAL, CIVIL E MILITAR (1ª, 2ª, 7ª CIPM-BEPI) REALIZA ERRADICAÇÃO NA FASE PERCURSORA DE 80.300 PÉS DE MACONHA NA ZONA RURAL DE SANTA MARIA DA BOA VISTA, CARNAUBEIRA DA PENHA E ILHOTAS DO RIO SÃO FRANCISCO*

A Polícia Federal através de sua Delegacia em Salgueiro/PE em conjunto com a Polícia Militar/PE-(1ª, 2ª, 7ª CIPM, BEPI) e Polícia Civil vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. Tais medidas fazem parte das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília/DF. O Objetivo é reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano. As operações constantes trata-se de mais um desdobramento percursor da Operação Muçambê!

*Desta vez foram erradicados nos dias 09, 11 e 18/09/2020, cerca de 80.300 mil pés de maconha encontrados em Santa Maria da Boa Vista/PE, Carnaubeira da Penha/PE e Ilhotas do Rio São Francisco. Também foram destruídas 18.640 mil mudas, 30.5Kg de maconha pronta para o consumo, 4Kg de sementes, além de uma prisão em flagrante no dia 11/09/2020, de um suspeito de 22 anos (possui antecedentes por roubo e tráfico), natural de Itaíba/PE e residente em Santa Maria da Boa Vista/PE, quando estava cultivando uma plantação de maconha.* Em seu depoimento o suspeito negou envolvimento com o cultivo da maconha, mas as circunstâncias (como as mãos sujas do vegetal) apontaram para ser o responsável pela plantação e colheita. Ele foi autuado por tráfico de drogas, teve sua prisão preventiva confirmada na audiência de custódia e depois foi encaminhado para a Cadeia Pública de Salgueiro/PE, onde ficará à disposição da justiça, e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão.

O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas). *CASO OS 80.300 MIL PÉS DE MACONHA FOSSEM COLHIDOS, PRENSADOS E COLOCADOS NO MERCADO CONSUMIDOR DARIA PARA SE FAZER APROXIMADAMENTE 27 TONELADAS DE MACONHA!*

As constantes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado a importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.

Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal aliada às forças de segurança pública vem contribuindo significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados da região nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: assaltos, furtos, roubos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, guerra entre facções de traficantes para controle da área para venda de drogas. Geralmente essas ocorrências são resultado e fruto do tráfico de entorpecentes. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.

*Muçambê é um pequeno arbusto, provido de espinhos nos pecíolos das folhas, ocorrendo nas caatingas dos estados do nordeste.*

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *