Policiais Federais e Policiais Militares conseguiram identificar e destruir, no dia 27/11, por volta das 9h, na zona rural de Santa Cruz/PE, cerca de 803 Kg (oitocentos e três quilos) de maconha. Além de aproximadamente 13 kg de sementes. A droga estava embalada e pronta para o consumo. Toda a maconha encontrada foi incinerada no local. *Com essa, já se somam seis ações pontuais e consecutivas de erradicação de maconha e já se contabiliza o total de 12.260 (doze mil, duzentos e sessenta) pés de maconha. Estimamos que a quantidade de maconha que deixou de entrar no mercado consumidor é de 5.500Kg (cinco toneladas e quinhentos quilos). Só de maconha pronta para o consumo foram incinerados 1.405Kg (uma tonelada e quatrocentos e cinco quilos).*
As constantes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado a importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.
Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados da região nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: assaltos, furtos, roubos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, guerra entre facções de traficantes para controle da área para venda de drogas. Geralmente essas ocorrências são resultado e fruto do tráfico de entorpecentes. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.