#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

OCUPE A PEIXARIA

O músico Allen Jerônimo é uma das lideranças à frente do movimento Ocupe a Peixaria de Candeias
 
Por: Giselle Araujo

Idealizador do Coletivo Somar, o músico Allen Jerônimo é uma das lideranças do movimento Ocupe a Peixaria, que desde março (2019) realiza intervenções culturais na orla de Candeias. Com a intenção de revitalizar o espaço público onde fica o Mercado do Peixe, conhecido também como Peixaria Lula Côrtes, o Coletivo Somar já protocolou requerimento na Prefeitura com o objetivo de apresentar a proposta para o prefeito Anderson Ferreira. Em entrevista para o Pernambuco em Foco, Allen Jerônimo fala sobre o movimento, que solicita a atuação da gestão municipal para transformar a área ociosa em um espaço público seguro e produtivo, e a restauração da escultura de Lula Côrtes, um marco cultural de Jaboatão dos Guararapes.  

Como surgiu a ideia de ocupar a Peixaria com arte e cultura?
A ocupação da peixaria surgiu da necessidade de movimentar aquele espaço e restaurar a escultura de Lula Cortes. Somos frequentadores da Peixaria e sentimos muito, diariamente, a falta de segurança,  saneamento e atividades culturais naquela praça. Ver jovens ociosos, sem ter pra onde ir, reprimidos pela polícia e sem um plano de inclusão social,  nos fez agir e ocupar de forma pacífica e apartidária com voz, arte e organização. Não foi fácil. Mas, após os primeiros atos, voluntários foram abraçando a causa e somando com nossa ideia. Hoje, somos uma equipe chamada COLETIVO SOMAR e inúmeros são os colaboradores que nos ajudam a manter firme nossa postura de intervenção cultural na busca de revitalizar a Peixaria de Candeias. Peixaria Lula Cortes.

Qual é o objetivo do Ocupe  a Peixaria?
O objetivo é bem nítido em todos os atos. Buscamos a revitalização da praça num todo. Iluminação,  limpeza e coleta do lixo diário, colocação de banheiro fixo para os visitantes e pescadores (profissionais que fazem suas necessidades aos arredores), saneamento e manutenção da rede de esgoto, segurança pública permanente da guarda municipal e/ou PM, programação cultural com incentivo da gestão municipal e restauração da escultura do multiartista e ativista cultural Lula Côrtes. Além de outros anseios, colocados explicitamente no requerimento que foi entregue no gabinete do prefeito Anderson Ferreira.

Por que vocês consideram essa iniciativa importante?
Mais que importante, é um dever da gestão municipal manter aquela praça protegida e preservada. A Peixaria de Candeias é um espaço propício a lazer, arte, cultura e entretenimento para o público em geral. Estamos informando a atual gestão de Jaboatão para que recebam o coletivo SOMAR e atendam as solicitações que vem do povo, dos moradores, de quem conhece bem sua comunidade e necessidades.

Que balanço você faz dessas 13 edições realizadas?
A ocupação da peixaria foi iniciada no dia 14 de março de 2019 e,  mesmo sem a presença de nenhum representante da prefeitura, nenhuma visita de nenhum secretário (mesmo sendo convidados várias vezes),  já que estamos há 13 semanas com esta atividade, o público só cresceu, os voluntários estão em grande número, o comércio local tem feito parcerias, a quantidade de barraqueiros triplicou nas últimas edições , grupos culturais surgiram após esta iniciativa e, dobrou a procura de artistas para participar da grade de programação. Mais uma vez o povo mostra que tem poder de mobilização e força para buscar seus direitos.

Quais são os principais desafios desse trabalho coletivo?
Todo trabalho coletivo tem seus ônus e bônus. Neste, em específico,  tivemos bastante sucesso em manter nossa proposta inicial de fomentar a cultura, viabilizar um cronograma de atividades culturais semanais,  atrair os jovens ociosos para um local com entretenimento educativo, trazer a família para prestigiar apresentações num local público e aberto no bairro de Candeias e juntar pessoas para revitalizar a Peixaria e,  por fim,  reconhecer este espaço como um polo cultural da cidade. Hoje, temos nosso informativo impresso distribuído semanalmente e um horário na rádio Portal FM, em que levamos e transparecemos ao público nossas atividades e propostas. E estamos com uma revista em produção. Os desafios nos fazem crescer diariamente.

Como tem sido o contato com a prefeitura no sentido de reconhecer a importância desse espaço público?
Após 13 semanas em atividades ininterruptas, demos entrada no requerimento que busca a revitalização da Peixaria Lula Cortes.  Agora, é acompanhar o andamento e aguardar a resposta do prefeito. Lembrando que não temos vínculo partidário algum e estamos buscando SOMAR nessa revitalização, trazendo a opinião popular como diretriz, e participação da sociedade organizado.

Como o movimento tem repercutido entre os artistas?
Na verdade, a classe artística da Região Metropolitana do Recife vive esse anseio há décadas. Jaboatao não tem um espaço que fomente sua arte e não investe na cultura popular, que é tão rica em seu município. Após a ocupação da Peixaria, a cidade tem se fortalecido e respirado com mais força quando se fala em eventos culturais gratuitos para a população. A colocação da escultura de Lula Côrtes foi um marco nessa luta por direitos e oportunidades. Artistas de todo o país, tanto quanto a atual gestão municipal, reconheceram a colocação da escultura na Peixaria de Candeias, e hoje a luta é pela restauração como patrimônio vivo e a revitalização desse espaço belíssimo à beira-mar.

Quais são os proximos passos do Ocupe a Peixaria?
Nosso foco é revitalizar a peixaria e restaurar a escultura de Lula Cortes. Já estamos iniciando nosso programa de rádio e nossa revista impressa e virtual. Um passo de cada vez. A demanda é grande e o grupo só evolui com essas um formações. Venha SOMAR conosco.

Como as pessoas podem acompanhar e colaborar com o Ocupe a Peixaria?

Tantas são as formas de contribuir com o trabalho que estamos desenvolvendo: comparecendo na ocupação, seguindo a página no Instagram (@ocupeapeixaria), compartilhando nossas  informações, convidando amigos e familiares para os atos, nos enviando sugestões, indicando artistas e fazendo parte de nosso coletivo que só cresce e está aqui pra SOMAR.  Artistas que queiram SOMAR e se apresentar, devem enviar seu material para nosso email: peixarialulacortes@gmail.com

Em homenagem ao multiartista Lula Côrtes, intervenção teve participação de Roger e o Som da Rural
Em homenagem ao multiartista Lula Côrtes, intervenção teve participação de Roger e o Som da Rural

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *