Por: Angélica Souza
O compositor de um dos frevos mais executados no carnaval, Chuva de Sombrinhas, também é compositor de forró e MPB
O cantor André Rio é sinônimo de carnaval. Entretanto, o que muitos não sabem é que, o pernambucano que iniciou a carreira com a Música Popular Brasileira, também é compositor de Forró, Xote e MPB.
Este ano, em comemoração aos 10 anos da gravação do disco “Forró na Estrada”, gravado ao vivo, durante uma turnê na Europa e pelo Brasil, o cantor André Rio disponibilizou o álbum nas plataformas digitais. O CD dirigido e produzido pelo próprio artista, tem refinamento musical, densidade poética e força rítmica, misturada a alguns experimentalismos sonoros, dignos de um artista inquieto que nutre profunda paixão e curiosidade pela música de sua região.
“Forró na Estrada” reúne canções de grandes artistas como Dominguinhos, Nando Cordel, Zé Dantas, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, com “Pedras que Cantam”, “Isso aqui tá bom demais”, “Olha pro céu”, de além de canções autorais como “Rapsódia Nordestina”, “Sanfoneiro Toque, não”, uma homenagem à Cezzinha, “Do Litoral ao Sertão” e com parceiros como “Essa menina”, uma parceria com o maestro Luciano Magno e “Junho”, com o parceiro Carlos Fernando.
Essas são apenas algumas das canções que fazem parte do repertório do artista que está com agenda vasta neste São João. Entre as apresentações, o pernambucano faz leva o show “Forró na Estrada” para Serra Negra (Bezerros), Rio Formoso, além do pólo de Campo Grande, no Recife e nos centros de compras RioMar e Tacaruna.
O cantor decidiu compartilhar esse material tão ricos no streaming como forma de se aproximar, ainda mais do seu público. “Hoje em dia é preciso estar sempre próximo à novas tecnologias. Vim de uma época do disco físico, mas popularização das plataformas digitais é um caminho sem volta. E, por isso, estou correndo atrás do tempo perdido para aprender, integrar e entender melhor essa nova dinâmica”, explica André Rio. “A minha música chega muito mais rápido ao meu público possibilitando que pessoas de todo o mundo tenha acesso à cultura popular nordestina”, finaliza André. Uma coisa é fato: o uso de música está muito mais popular, acessível e presente na vida das pessoas.
Além do álbum “Forró na Estrada”, o compositor já gravou os discos “Do Litoral ao Sertão”, “André Rio e Trio Sotaque (Rapsódia Nordestina)” destacando a música popular nordestina.
AGENDA
22/06-SERRA NEGRA
23/06- CAMPO GRANDE
24/06 – SHOPPING RIO MAR
27/06 – SHOPPING TACARUNA
30/06- RIO FORMOSO
SPOTIFY – https://open.spotify.com/artist/0MenQbrzqFeBE4WzBp5C0A
DEZZER – https://www.deezer.com/en/artist/839069
YOUTUBE – https://www.youtube.com/channel/UCxSc-xO37PHxrp5iVqe0pJw