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O CURRÍCULO OCULTO E O NEGACIONISMO DA CIÊNCIA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO E ENSINO E SEUS RESULTADOS DEVASTADORES.

Direto de Brasília-DF.

Minha vida está dedicada direta e indiretamente ao professor que cresceu em mim, tanto quanto ao aprendiz que morrerá vestindo minha ele.

Minha fala, vários de meus livros e minha dedicação de alguma forma convergem para a educação e para o ensino. Por que isto acontece e, porque não me canso de missão tão difícil, complexa e espinhosa?

Em meu livro “Obstinação – o lema dos que vencem” dedico um capítulo para ensinar que a vida emite sinais e que precisamos aprender a decifrá-los, sob pena de em nossa viagem tomarmos a estrada errada e demorarmos, ou não chegarmos no destino individual, ou coletivo, que pretendemos

Eis alguns sinais sobre o processo de educação e ensino que deveriam fazer com que seus defensores desistissem da missão:

1 – Estudos da ONU apontam que existe mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo, vivendo na pobreza;

2 – OXFAM, uma organização de estudos e ajuda humanitária inglesa, criada em 1942 e famosa por seus estudos sobre riqueza e pobreza no mundo, divulga com frequência que 1% da população global detém a mesma riqueza dos 99% restantes;

3 – O Relatório de Monitoramento Global da Educação UNESCO/ONU-2020, diz que “em todos os países, exceto nos de renda alta da Europa e América do Norte, apenas 18 dos jovens mais pobres concluem o segundo nível da educação secundária para cada 100 dos jovens mais ricos. Em pelo menos 20 países, principalmente na África Subsaariana, dificilmente uma jovem pobre da zona rural consegue terminar o segundo nível da educação secundária”.

Ou seja, a regra é que mais de 80% da população mundial não prossegue seus estudos. É abandonada e como consequência abandona o processo de educação e ensino. Nesse cenário, imaginando que toda a humanidade está viajando pela mesma estrada, que placa de trânsito deveria estar afixada para nos advertir sobre o que virá pela frente?

Há esperança para o processo de educação e ensino, apesar da magnitude da miséria, pobreza e hipocrisia política dos governos de quase todas as Nações?

Para concluir o ano, até 15 de dezembro(farei recesso até 15 de janeiro/2021) escreverei sobre O CURRÍCULO OCULTO E O NEGACIONISMO DA CIÊNCIA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO E ENSINO E SEUS RESULTADOS DEVASTADORES.

No início deste ano escrevi em minha coluna, que no Egito Antigo, por volta de 3.000 a.C., foram instituídos três diferentes categorias de escolas:

1-  Escolas do Templo;

2-  Escolas da Corte; e

3-  Escolas das Províncias(como se fossem nossas escolas municipais e estaduais de hoje).

O Professor Thomas Giles diz que “desde as primeiras povoações (18.000 a.C.), passando pela época pré-dinástica (a partir de 3.100 a.C.), até as invasões assíria e persa, e chegando à dinastia Ptolomaica (323-322 a.C), o elemento mais marcante no processo educativo egípcio é a presença da religião (…) o faraó sendo ao mesmo tempo, sumo sacerdote dos cultos oficiais e chefe de Estado”. Importante, então, não desprezar a contribuição que a religião deu ao surgimento do processo de conhecimento como o conhecemos hoje. Mas, evoluir não é pecado!

Este é mais um capítulo da saga em que venho fazendo incursões na História da Educação e do Ensino, passando pelos DIÁRIOS DE BORDO sobre o processo de educação e ensino resetados pela pandemia, e que deseja seguir, como um rio caudaloso e imparável, seu curso até o mar da educação e do ensino que, com seus frutos envenena ou alimenta a humanidade.

Conto com você?

 

Sobre o autor

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil.

Judivan J. Vieira
Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney
Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA
Palestrante/Speaker/Conferenciante

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