Por: Margarida Figueiredo.
O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em Feminicídio, segundo dados das Nações Unidas para os direitos humanos. O Brasil só perde para El Salvador, Colômbia e Guatemala em número de casos de assassinatos de mulheres. Na comparação com Países desenvolvidos , uma vez que no Brasil se mata 48 vezes mais mulheres do que no Reino Unido. O mapa da violência do Conselho Nacional de Justiça o número de mulheres assassinadas vem crescendo a cada
dia. No Brasil todos os dias uma mulher é vítima de morte por questões de gênero. No período colonial e até o século 19, no Brasil vigorava um conjunto de leis que punia e prévia a morte de uma mulher adúltera. Era lícito ao homem casado matar a esposa em flagrante delito com o argumento da defesa da honra.
Dessa forma, a justiça absolvida os maridos assassinos, durante a metade século vinte, situações em que os maridos assassinaram suas companheiras e recebiam penas brandas por alegar crimes passionais em defesa da honra. Em 2015 , o Código Penal Brasileiro foi alterado e a Lei 13.104 caracteriza o feminicidio como homicídio. O crime de homicídio prevê pena de seis a vinte anos de reclusão, no entanto quando for caracterizado feminicidio é considerado crime hediondo e a punição é mais severa.