O mais ético na luta sindical de Pernambuco
Por Jadson de Pádua
Quem não conhece David Matos? Sim, aquele que é aposentado como motorista da prefeitura de Jaboatão, que assumiu por três mandatos a Presidência, foi Tesoureiro e também vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Jaboatão.
Ao longo da sua gestão como Tesoureiro do SINSMUJG, David Matos administrou os recursos financeiros com ética, responsabilidade e transparência garantindo um impressionante crescimento patrimonial de 5000% a longo de 15 anos.
Muita gente se lembra como era a pacata sede do sindicato, lá em Jaboatão Centro. Mas quando David Matos assumiu para o seu primeiro mandato, sua gestão foi transformadora, uma verdadeira revolução que trouxe uma mudança fenomenal. E quais foram as heranças dessa grande magnífica gestão para o servidores: um clube social, duas sedes e três unidades móveis (através de veículos). Isso é que é crescimento real.
Durante os seus mandatos, os servidores conseguiram o plano de cargos e carreiras que precisa ser revisado, a Lei que transformou ticket refeição em pecúlio, efetivação dos ACE e ACS junto com outras entidades, além de realizar concurso público para mais de 1000 servidores.
Também teve a gratificação de produtividade fiscal dos servidores da vigilância sanitária, a correção da carga horária dos servidores do Samu, a Lei da gratificação de produtividade dos servidores do planejamento, a manutenção do direito à licença prêmio e a garantia dos direitos trabalhistas dos aposentados. David Matos foi um gigante em conquistar benefícios para os servidores.
Foi com David Matos que as decisões soberanas dos servidores em assembléias gerais e específicas foram garantidas para legitimar as campanhas salariais anuais. Isso sim foi um show de democracia.
David Matos foi agraciado com o título de cidadão Jaboatonense pela Câmara de Vereadores do Jaboatão dos Guararapes. Atualmente é presidente do SINSMUJG e fortíssimo candidato a vice-presidente na chapa onde indicou Jocelmo Vasconcelos como candidato a presidente.
David Matos entende que a renovação da direção sindical é importante para o seu crescimento e fortalecimento institucional. É tanto que, com a manutenção da sua experiência e de diretores que atuam com responsabilidade e confiança ao seu lado, conta com a presença de 10 mulheres servidoras na chapa 1. Isso sim é combater o machismo e dar voz às mulheres!
Com muito trabalho, David Matos representa o que há de mais ético na luta sindical de Pernambuco e no compromisso com a luta dos servidores municipais de Jaboatão.
Obrigado por tudo, David!