Depois do sucesso em 2022, o RioMar Recife promove, em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, a segunda edição da Expo Preta, entre os dias 17 e 19 de novembro, no mês que marca a Consciência Negra. A abertura vai contar com show de Negra Li, às 19h, no Teatro RioMar. Os ingressos custam R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira) e já podem ser adquiridos através do RioMar Recife SuperApp.
Com mais de 20 anos de carreira, a cantora, compositora e atriz brasileira Negra Li é uma referência no cenário musical brasileiro. Nascida na Vila Brasilândia, periferia de São Paulo, sempre teve o sonho de ser artista. Aos 15 anos se matriculou em aulas de teatro e um ano depois, descobriu a paixão pela música participando de um grupo composto por amigos próximos.
Em uma dessas apresentações com eles, teve seu primeiro contato com o RZO. O encontro foi tão enriquecedor que Negra passou por testes e se tornou integrante oficial da banda. Juntos, lançaram a música “PazInterior”, que foi a primeira gravação profissional, lançada em 1999. O RZO deu grandes oportunidades profissionais para a cantora. A parceria com Charlie Brown Jr foi uma delas. Com a música “Não é Sério” conseguiu reconhecimento não somente do público que consome RAP, mas a fez ser notada por outros segmentos musicais.
Em 2005, Negra optou pela carreira solo, entrando no time da Universal Music. Com contrato, se tornou a primeira rapper brasileira a assinar com uma gravadora multinacional. Seu primeiro álbum solo vindo dessa parceria foi “Guerreiro, Guerreira”, lançado no mesmo ano. Tal projeto ganhou o prêmio “Video Music Brasileiro” (VMB) na categoria ‘Melhor Videoclipe de Rap’ e o prêmio “Hutúz” como ‘Melhor Grupo ou Artista Solo’.
Já neste ano, a cantora deu vida e voz ao Pavão na segunda temporada do The Masked Singer Brasil, da TV Globo. Ao longo de oito semanas, a artista presenteou o público e os jurados com lindas apresentações, que colocaram em evidência toda sua versatilidade.
Sobre a Expo Preta
A primeira edição da Expo Preta foi realizada em 2022 pelo RioMar Recife, em parceria com o Instituto JCPM. Durante o Mês da Consciência Negra, o shopping se transformou em palco para a celebração do potencial criativo de pessoas afroempreendedoras das comunidades do Pina, Brasília Teimosa e Ilha de Deus. Em 18 estandes personalizados e com vitrines adaptadas às necessidades e identidades de cada negócio, 23 empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar e comercializar seus produtos e serviços. A mostra também trouxe a sociedade para refletir, no espaço do shopping, sobre igualdade racial e representatividade, a partir de rodas de diálogo, oficinas, mostras de arte e shows gratuitos abertos ao público.
O projeto da Expo Preta ficou em primeiro lugar, com Ouro, no Prêmio Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) deste ano, um dos mais importantes do segmento. O destaque foi na categoria Newton Rique de Sustentabilidade – que estimula iniciativas conectadas com responsabilidade ambiental, social e governança.