ÉFOCOACONTECE

Natura apoia projeto que propõe nova narrativa para o futuro

Iniciativa co-construída com 37 lideranças, projeto MAPA busca responder desafios contemporâneos com soluções para alcançar um futuro desejável. Lançamento será nesta quarta-feira, 30 de setembro

Na próxima quarta-feira (30), será realizado o lançamento do “MAPA – uma Narrativa para o século XXI”. A iniciativa, que tem apoio da Natura, reúne em publicação e minidocumentário uma narrativa construída coletivamente entre 37 lideranças de diferentes idades, gêneros, classes sociais, raças e áreas de atuação para construção de um futuro desejável. A metodologia de inovação social que orientou o projeto foi a Teoria U, criada por Otto Scharmer e usada em projetos no mundo inteiro para transformações coletivas.

A publicação do projeto responde, com linguagem acessível, o questionamento: “Existe um futuro provável e um futuro desejável. Em qual você quer viver?”. As respostas para a pergunta foram sintetizadas por mensagens criadas ao longo das conversas e experiências vividas pelo grupo de lideranças. Neles, é possível encontrar dicas de ações e iniciativas sobre o que podemos começar a fazer hoje a fim de buscar o futuro desejável em diversas frentes como feminismo, impacto ambiental, combate ao racismo, LGBTfobia, entre outros. O minidocumentário, por sua vez, traz o depoimento de lideranças que participaram da jornada e dá um panorama geral de como foi cada uma de suas cinco etapas vividas pelo grupo: observar; abrir a mente e o coração; presenciar; cristalizar; e prototipar.

“O projeto MAPA abre horizontes e mostra caminhos possíveis para enfrentar as estruturas de poder que excluem ao invés de incluir de incluir a diversidade. É uma narrativa transformadora e um repertório importante para todos que buscam construir um mundo melhor”, afirma Andrea Álvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura.

“Um dos principais fatores de inovação do projeto MAPA é reunir em um espaço horizontal de poder a pluralidade existente entre as 37 lideranças que fizeram parte dessa construção. Ter a Natura, o Sistema B e o Pacto Global ao nosso lado nos traz potência para acelerar as transformações que o século XXI nos pede”, afirma Renata Sbardelini, idealizadora do Projeto.

O Projeto MAPA foi idealizado pela Suindara Radar e Rede e teve a Natura como principal apoiadora. A iniciativa ainda tem parcerias como Presencing Institute (MIT), Pacto Global (ONU), Sistema B, Centro de Inovação da FGV, Globo, Sesc e Approach Comunicação e foi co-realizado pela Feira Preta.

Serviço

Evento lançamento dos resultados do Projeto Mapa

Dia: 30 de setembro de 2020

Formato: Online (link)

Hora: 19h

Participações no evento online:

  • Marcelo Jeneci: Músico, cantor e compositor
  • Andrea Alvares: Vice-presidente Global de Marca, Inovação e Sustentabilidade da Natura
  • Carlo Pereira: Diretor Executivo do Pacto Global ONU Brasil
  • Beatriz Azeredo: Diretora de Responsabilidade Social da Rede Globo
  • Renata Sbardelini: Idealizadora do MAPA e fundadora da Suindara Radar e Rede
  • Sistema B: Daniela Lerário, vice-presidente do Conselho Administrativo do Sistema B
  • Barbara Terra: Afrofuturista, pesquisadora, MC e fundadora da rede Nois por Nois
  • Ariel Nobre: Artista visual, comunicador, fundador do Transmercado
  • Samuel Emílio: Ativista pela educação e direitos da juventude negra, fundador do Diário Anti Racista
  • Kaká Werá: Escritor, ambientalista e conferencista, liderança indígena de origem tapuia

 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 1.8 milhão de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *