Música, performance teatral e bate papo. Tem de tudo um pouco na programação que o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) oferecerá ao público nos próximos dias. Amanhã (29), o mercado fonográfico nacional será debatido no museu e celebrado com o lançamento do site Assustados Discos. No sábado (1), o equipamento gerido pela Prefeitura do Recife recebe programação tripla de apresentações culturais que encerram as atividades do projeto RUMOR – Ciclo de Arte Sonora e Música em 2018.
O debate de quinta-feira, parte das ações de encerramento do Projeto Manutenção do Selo Assustado Discos, realizado com incentivo do Funcultura,será às 19h e contará com a participação de Rafael Cortes (Assustado Discos), Neilton Carvalho (Devotos) e Fábio Cabral (Loja Passa Disco). Na ocasião, haverá também venda de vinis, do acervo da Subcultura e do Baú do Agô. O evento é gratuito e aberto ao público.
A programação do sábado começa mais cedo. A partir das 15h, o MAMAM recebe uma trinca de atrações do Rumor, circuito semestral de intervenções e mobilizações artísticas, articuladas no Recife por Cássio Sales e Yuri Bruscky, para promover o diálogo entre a música e outras linguagens artísticas, de modo a instigar reflexões sobre experimentalismo, mediações tecnológicas e interfaces culturais. O evento é fruto da parceria com o Estranhas Ocupações, Glândula.Lab, MAMAM e Goethe Institut.
Participam desta edição o duo alemão The International Nothing, formado pelos clarinetistas Kai Fagaschinski e Michael Thieke; a performer Flávia Pinheiro, com seu espetáculo Antílope (que conta com a colaboração ao vivo de Leandro Oliván (Arg) e Yuri Bruscky); e o I/O, projeto sonoro-visual do músico pernambucano Cássio Sales.
A dupla do The International é conhecida no cenário europeu como improvisadores, mas, neste projeto, eles desenvolvem e executam exclusivamente suas próprias composições. A cada quatro anos, eles lançam um álbum no selo japonês Ftarri; neste ano, apresentam o quarto álbum – In Doubt We Trust.
Já Flávia Pinheiro, pesquisa o corpo em movimento em relação a diferentes dispositivos. No espetáculo Antílope, resultado de um projeto de pesquisa chamado Rizoma, ela realiza uma performance que aglutina uma série de experimentos com sensores, movimento e ruídos.
Por fim, o I/O, de Cássio Sales, mescla texturas de guitarras a colagens e paisagens sonoras. O projeto concilia imagem e som num percurso que se relaciona de perto a música ambiente e o noise. A linguagem visual de I/O é comandada pela artista visual Gio Simões (PE).
O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista, e funciona das 12h às 18h, na quinta, e das 13h às 17h no sábado. Informações: (81) 3355-6871.
Fonte: Gabinete de Imprensa Prefeitura de Jaboatão
Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR