#ÉFOCOÉNOTICIA

Material didático como estratégia de ensino para desenvolver o aluno para além da sala de aula

Desenvolver a leitura, conectar as crianças a sua realidade de vida e preparar o aluno para o futuro. Esses são alguns dos propósitos alcançados pelo material didático quando usado de maneira estratégica pela escola e pela família. Dentro desse contexto, é importante que esse recurso seja utilizado como um instrumento que auxilia tanto na formação acadêmica do estudante quanto na trajetória de vida, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico.

A importância de contar com um bom material didático, preparado com foco nas reais necessidades de aprendizado, foi comprovada pela pandemia, quando as famílias, os  professores e os alunos enfrentaram os desafios da educação à distância. “A tecnologia veio para nos ajudar e quando temos um recurso didático que utiliza recursos tecnológicos para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem e atrair a atenção do aluno, faz toda a diferença para a escola e a família”, destacou a gerente pedagógica do Colégio GGE, Anabelle Veloso.

Um exemplo do que seria um suporte didático atualizado ao seu tempo é quando ele aposta na ludicidade, em temáticas sobre a natureza, linguagem, matemática e tecnologia, sem deixar a representatividade de lado. “É uma forma de estimular o aprendizado brincando, de modo que a criança também se perceba na história”, disse.

Uma instituição que aposta na utilização de um material didático que esteja em sintonia com as necessidades de seus alunos, bem como com o que há de mais moderno no mercado da educação, passa para toda a comunidade escolar a certeza de que a escola está preocupada em investir na melhoria constante da qualidade de ensino.

No Colégio GGE, a Coleção Ludus, desenvolvida para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais), trabalha com diversos personagens, que crescem com as crianças e que trazem as características e especificidades de estudantes reais, retratando o verdadeiro cenário de diversidade da sala de aula. Nesse sentido, os personagens não são nem mais, nem menos inteligentes que os alunos, mas similares conforme a sua fase de aprendizagem.

Anabelle Veloso destaca a importância da participação da família no estímulo da criação de uma rotina de estudos e do cuidado com o material didático, garantindo que os livros sejam utilizados em toda a sua potencialidade. “A gente costuma dizer que sozinho não se consegue nada, afinal toda a aprendizagem é também social. Todo material didático, por mais atual que seja, vai necessitar da intermediação e do suporte da família”, garantiu a gestora pedagógica.

ENTENDA – Destinada aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a Coleção Ludus do Sistema GGE de Ensino propõe uma abordagem lúdica, interativa e divertida. Tem como protagonista uma turminha bastante criativa, que vai acompanhar os alunos nas descobertas fascinantes do cotidiano e levá-los a percorrer os mais incríveis caminhos por um mundo em constante transformação e repleto de aprendizados.

Por: Rquel Freitas

Foto: Divulgação/GGE

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *