Investir em marketing digital é uma estratégia fundamental para micro e pequenos empresários que desejam aumentar sua visibilidade online, atrair clientes e impulsionar suas vendas. Desenvolver projetos neste segmento é um investimento estratégico que coloca o negócio à frente de seus concorrentes, destacando-o e melhorando o posicionamento, atraindo mais clientes e, consequentemente, fechando mais vendas.
De acordo com o fundador da Agência Pontes, Rodrigo Pontes, um site bem estruturado que possibilite interação, conversão e que as pessoas saibam mais sobre a empresa e o produto oferecido faz a diferença no mercado de concorrências. Tudo isso, aliado às redes sociais com engajamento a um tipo de público que vai além do que passa rotineiramente na empresa é a receita para se manter bem no mercado. O objetivo do marketing digital é buscar clientes que estão além das expectativas, além do ciclo de convivência dos donos e que compram não só o produto, e sim, experiência.
“Hoje em dia, seguidores, curtidas e visualizações se tornaram indicadores de sucesso e popularidade. No entanto, é importante entender o verdadeiro significado dessas métricas para o seu negócio. Eles representam o alcance que sua empresa pode ter, o envolvimento com seu público-alvo e uma oportunidade de aumentar sua base de clientes, porém os reais indicadores serão sempre as vendas. No digital, conseguimos mensurar fielmente quem comprou, quem veio do Instagram, quem visualizou um vídeo”, esclarece.
O que diversas vezes acontece no varejo, por exemplo, são armazéns de construção menores, mercados, farmácias e outros não terem um e-commerce que facilitaria a venda de seus produtos em escala. Isso aumentaria muito o alcance, pois fariam as entregas via correios ou entrega própria para uma distância definida por eles, sincronizariam com o estoque e uma série de vantagens. Migrar para o digital só vai funcionar se houver um investimento também para este setor, o que acontece muito é no varejo não haver este investimento ou haver de forma errada ou com as empresas erradas.
Ainda de acordo com Rodrigo, não adianta ter presença no digital sem investimento e ser assessorado por uma agência de comunicação, pois as pessoas precisam chegar até o seu perfil e quando chegam querem experienciar conteúdo de qualidade. Com um bom gerenciamento de mídia digital é possível segmentar o público de diversas várias formas como: idade, região, idioma, sexo, gostos entre outros; uma das coisas mais interessantes, já que dessa forma é possível atingir exatamente quem interessa. Criar conteúdos que possam interagir com os consumidores, determinar um eficiente gerenciamento da verba destinada ao investimento em mídia digital.
Afinal, quando se trata de vendas são inúmeras as estratégias existentes para a captação de clientes. Primeiramente, é importante entender que não existe uma receita mágica que funcione para os diferentes tipos de segmentos. “A jornada do cliente começa a partir de uma necessidade, onde ele identifica que possui um problema à ser resolvido. Neste momento é onde entra a oferta da empresa, a solução para essa problemática”, conclui.