Mais uma turma de formação de encanadores para a construção e manutenção das ligações de esgoto foi encerrada na Região Metropolitana do Recife, área de abrangência do Programa Cidade Saneada, a parceria público-privada o Saneamento da RMR e Goiana. Desta vez, participaram 18 alunos, todos residentes no município de São Lourenço da Mata, fruto da parceria entre a Compesa, BRK e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Durante a capacitação, os alunos também foram sensibilizados sobre a importância do saneamento básico para a melhoria da qualidade de vida da população e da preservação do meio ambiente. A oficina ocorreu na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos.
O Curso de Encanadores é um programa gratuito que fornece certificado de conclusão e uma chance de um futuro profissional. “Além de receberem um certificado oficial, os alunos saíram do curso com uma sólida formação teórica e prática sobre redes de esgoto, proporcionando-lhes uma possibilidade de profissão e fonte de renda”, afirmou o gerente de Monitoramento e Desempenho da Compesa, Bruno Gonçalves.
Durante o projeto, foram abordadas técnicas de instalações hidráulicas e sanitárias, bem como questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, materiais utilizados e os custos envolvidos na realização das ligações à rede coletora de esgoto. “Essa capacitação tem ajudado muita gente a encontrar uma profissão, um instrumento para a geração de renda, atuando nos novos sistemas de esgotamento sanitário alvo do Programa Cidade Saneada”, afirma Karine Mourato, coordenadora da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK
O curso totalizou 80 horas de aprendizado. Até o momento, 165 pessoas já participaram do projeto, que está caminhando para a sua 14ª edição. Nas aulas finais, os participantes também tiveram a oportunidade de visitar a Estação de Tratamento de Esgoto de São Lourenço da Mata, inaugurada em 2021. “Essa oficina foi uma ação louvável para a cidade. Gostei muito das aulas teóricas e práticas que tivemos e me sinto preparado para atuar como encanador no mercado de trabalho”, comentou José Ramos, concluinte do curso e morador de São Lourenço da Mata.