A partir da segunda quinzena deste mês, 100 mil pessoas no bairro do Vasco da Gama e em parte do bairro do Morro da Conceição serão beneficiadas com mais água nas torneiras. Isso porque, até lá, serão finalizados os testes da nova adutora implantada para aumentar a oferta de água nessas localidades, passo importante para melhoria da distribuição de água nos Morros da Zona Norte do Recife, um grande desafio que foi estabelecido como ação prioritária pelo Governo Paulo Câmara. O empreendimento recebeu o investimento de R$ 10 milhões – recursos financiados junto ao Banco Mundial (BIRD) – e vai incrementar em 200 litros de água, por segundo, o abastecimento de água dessas áreas, volume que garantirá um atendimento satisfatório, com boas pressões nas redes de distribuição e continuidade do fornecimento de água, principalmente nas partes mais elevadas, além de mais horas de abastecimento no dia de calendário.
A nova adutora, com três quilômetros de extensão, transportará água dos Sistemas Alto do Céu e Tapacurá e foi implantada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a partir da Estação Elevatória de Água Tratada da Bela Vista, construída no bairro de Casa Amarela, e segue até o reservatório localizado no Alto do Mundo Novo. É nas áreas de morros do Recife que existe a maior dificuldade de abastecimento na cidade. Será iniciada a segunda etapa de obras desse projeto estruturador, que prevê substituir e ampliar a rede de distribuição de água em diversos bairros da região, além de outras ações para aumento da eficiência operacional do sistema. Só então será possível reduzir de forma definitiva o calendário para essas localidades dos morros, que hoje é praticado num regime, em média, de um dia com água para três dias sem. Desde a década de 1980, as redes de distribuição nessas áreas não recebiam um investimento dessa amplitude.
A segunda etapa complementar teve a ordem de serviço assinada e está em fase de mobilização e preparativos para iniciar as intervenções de assentamento de rede, na segunda quinzena do mês de setembro. Serão aplicados R$ 24 milhões, recursos da Caixa/ FGTS e Compesa, para executar a obra que beneficiará mais de 142 mil pessoas no Vasco da Gama, Morro da Conceição e Alto José do Pinho, e também em parte dos bairros de Bomba do Hemetério, Alto José Bonifácio, Alto Santa Terezinha, Porto de Madeira, Beberibe, Linha do Tiro, Mangabeira, Água Fria, Fundão, Nova Descoberta e Brejo de Beberibe. Está prevista a implantação de 84 quilômetros de tubulações e de cerca de 7 mil ramais prediais, além de ações de setorização com a instalação de dispositivos, como macromedidores e válvulas redutoras de pressão. A obra possibilitará reorganizar toda rede dessas áreas, que será dividida em cinco setores de abastecimento, e cada um desses setores será subdividido em zonas de pressão – considerando as diferenças de nível topográfico das áreas elevadas. A obra tem o prazo de execução de dois anos.
Fonte: Imprensa Compesa
Foto: Aluísio Moreira