Direto de Brasília, DF
O QUE DIZ O JORNAL “THE ECONOMIST” SOBRE NICOLÁS MADURO:
“Seus propagandistas o chamam de “Super Bigode”, e seu governo distribuiu brinquedos de plástico retratando-o como um herói em uma capa. Mas, na realidade, Nicolás Maduro, o despótico presidente da Venezuela, tem apenas um superpoder: uma extraordinária capacidade de se manter no cargo independentemente da vontade de seus compatriotas, como demonstraram os acontecimentos desta semana.
A economia entrou em colapso em 75% durante sua década no poder. Um quarto da população emigrou: cerca de 7 milhões de venezuelanos. Em 2018, ele fraudou uma eleição. No ano seguinte, Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos, impôs duras sanções ao petróleo e às finanças venezuelanas, em uma tentativa de restaurar a democracia.”
https://www.economist.com/the-americas/2023/04/25/nicolas-maduro-venezuelas-autocrat-is-winning
O QUE DIZ A CNN DOS ESTADOS UNIDOS SOBRE MADURO:
“Maduro’s power grab can teach us how to defend against tyranny”
(Vou colocar o link da matéria em inglês – original – da CNN para que você possa ler direto na fonte primária, caso deseje). A seguir transcrevo um trechinho da matéria escrita por Frida Ghitis, ex-produtora e correspondente da CNN, é colunista de assuntos mundiais, da CNN:
TRADUÇÃO COM SUBLINHADOS MEUS:
“A tomada de poder de Maduro pode nos ensinar como nos defender da tirania
Nota do editor: Frida Ghitis, ex-produtora e correspondente da CNN, é colunista de assuntos mundiais. Ela é colaboradora frequente de opinião da CNN e do The Washington Post e colunista da World Politics Review. As opiniões expressas neste comentário são dela.
CNN
—
Sem nenhuma ironia, o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, twittou: “Deixe o mundo saber. Milhões de pessoas estão votando livremente… Na Venezuela, é o povo que elege o presidente”.
O mundo, claro, já sabe, assim como o povo venezuelano, que o país há muito deixou de ser uma democracia. Maduro, não importa o que ele afirme que aconteceu na eleição de domingo, é um ditador.
Em um momento em que uma onda global de autoritarismo está crescendo, um olhar mais atento à tragédia venezuelana revela o que estava no centro da tomada do poder: o desmantelamento do Estado de Direito. Foi essa tática crucial que transformou uma das democracias mais duradouras da América Latina em um caso perdido de colapso social e econômico.
Maduro é um dos presidentes mais incompetentes do mundo. Ele e seus acólitos transformaram um país de vastos recursos naturais em um país com fome crescente, taxas de homicídio explosivas e inflação descontrolada. Como eles fizeram isso?
Todos os autocratas populistas tentam fomentar divisões, encontrar bodes expiatórios e inflamar seus partidários contra seus críticos. Mas o caminho da autocracia populista para a ditadura completa tem um elemento indispensável: assumir o controle do judiciário e politizar a aplicação da lei. Uma vez que o executivo controle a interpretação e aplicação da lei, ele pode fazer o que quiser.
A Venezuela oferece um estudo de caso de como, ao politizar a lei, o regime – incompetente em todos os outros aspectos – conseguiu assumir o controle do país sem a necessidade de impor um regime militar.
Não é surpresa que o Projeto de Justiça Mundial classifique a Venezuela em último lugar em seu índice global de Estado de Direito.
Maduro e seu mentor, o falecido presidente Hugo Chávez, governaram com o apoio de uma legislatura dominada por seu partido, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Após a morte de Chávez em 2013, o pouco carismático Maduro assumiu o poder. As condições já difíceis pioraram e as eleições legislativas em dezembro de 2015 trouxeram uma vitória surpreendente para a oposição.
Com a oposição no controle da Assembleia Nacional, toda a pretensão de democracia rapidamente se desfez. Quase imediatamente, em janeiro de 2016, o governo declarou estado de emergência temporário, dando ao presidente o direito de governar por decreto em questões econômicas por 60 dias.”
https://edition.cnn.com/2018/05/24/opinions/venezuela-maduro-dictatorship-opinion-ghitis/index.html
O QUE DIZ O PORTAL DE NOTÍCIAS “BLOOMBERG” SOBRE NICOLÁS MADURO NO BRASIL
“Venezuela’s Maduro Visits Brazil in a Blow to US Strategy of Isolation
Leader makes rare trip abroad to attend Lula’s summit
Region dominated by leftists is re-engaging with Caracas”
TRADUÇÃO:
“Maduro da Venezuela visita o Brasil em um golpe na estratégia de isolamento dos EUA
Líder faz rara viagem ao exterior para participar de cúpula de Lula
Região dominada por esquerdistas se reaproxima de Caracas”
Certamente os de ESQUERDA política irão dizer que tudo não passa de complô da DIREITA POLÍTICA para demonizar MADURO e o ato de LULA, mas a CNN e o governo norte-americano(chamado pelos esquerdistas de imperialistas), são de esquerda! Pois, é! Ao menos saiba que os Democratas são de esquerda, já que se arvora em entendedor de política.
Certamente os de ESQUERDA política irão dizer que tudo não passa de complô da DIREITA POLÍTICA para demonizar MADURO e o ato de LULA, mas é um fato, portanto, incontestável, que o governo norte-americano é de esquerda e mesmo assim está PROCURANDO MADURO COMO CRIMINOSO! (basta escrever no Google assim: Maduro, a criminal wanted by US)
Certamente os de ESQUERDA política irão dizer que: o que o governo brasileiro de esquerda pretende é ser conciliador ao mediar a paz para a região! Mas, o fato é que HITLER foi a quase unanimidade que o povo alemão encontrou para o que pensava ser o desenvolvimento da Alemanha, e, ao final, deu no que deu!
Certamente os de ESQUERDA política irão dizer que o viés do Brasil é de paz e que precisa ser o líder da América Latina… Mas, uma das verdades nesta história infame é que eles estão restaurando o que perderam das últimas eleições, quando os governos burros de DIREITA não souberam aproveitar a chance para varrer do mapa, aqui em nossa região do mundo, a miséria que é o comunismo e o socialismo preparatório para comunismo, como explico em meu livro “O Dilema da Lealdade Dividida entre Nação e Estado e as Doutrinas Sociais que Governam o Mundo”.
Os de ESQUERDA POLÍTICA não passam de APAIXONADOS PELO CAPITALISMO! Você nunca se perguntou porque nos governos de esquerda é que fazem mais greves? É para ganhar mais dinheiro! Para que socializam empresas e meios de produção? Para ter sob controle pessoal o Estado e o Povo e assim poderem ganhar mais dinheiro para aumentar suas riquezas pessoais! Porque distribuem auxílio isto, auxílio aquilo, auxílio tudo, que é um excelente paliativo, mas um destruidor a longo prazo do desenvolvimento tanto individual quanto de um país? Afinal, quem, ganhando dinheiro do Estado vai querer enfrentar trabalho na lavoura, em canteiros de obras, comércio, indústria, etc? Agora, quem está financiando esses auxílios? Tem que lembrar que o Estado não produz dinheiro, ele os retira do bolso dos contribuintes! Quem são esses contribuintes?
Incoerente é que os de ESQUERDA POLÍTICA quando fora do poder chamam os opositores de DITADORES, como se estes fossem a pior praga do mundo. Mas, logo que assumem o governo ESTABELECEM O CULTO AO DITADOR e intentam por tudo convencer aos seus séquitos de seguidores que só por serem de esquerda são democratas nato. Mas, que cegueira! Nem Erasmo de Roterdã faria um elogio tão grande à loucura!
Fato é que as estratégias dos ditadores deram certo em 1917, com a Revolução Comunista Bolchevique da Rússia de Karl Marx e Lenin, deu certo na Alemanha de Hitler e seu socialismo nacional, deu certo na Uganda, de Idi Amim Dada, deu certo em Cuba com Fidel Castro e seus discípulos(sou testemunha ocular, pois estive em Cuba para fazer pesquisas), segue dando certo na Venezuela de Chávez e seu discípulo Maduro(sou testemunha ocular, pois estive na Venezuela para fazer pesquisas).
Eles e outros muitos ditadores da América Latina, como diz Frida Ghitis, da CNN, seguem com as seguintes estratégias:
1 – desmantelamento do Estado de Direito.
2 – fomentar divisões.
3 – encontrar bodes expiatórios e inflamar seus partidários contra seus críticos.
4 – assumir o controle do Poder Judiciário e politizar a aplicação da lei. Pois, uma vez que o Poder Executivo controle a interpretação e aplicação da lei, pode fazer o que quiser.
Pergunto a você: quais dessas 4 etapas já foram cumpridas ou implementadas no Brasil e quais seguem sendo implementadas?
Não há nada mais contraditório que um governo de esquerda falar em destruição da democracia! Esquerda, tanto histórica quanto politicamente da “MATCH” é com ditadura! Na verdade, são almas gêmeas!
Agora, para disfarçar e suavizar suas pretensões comunistas e socialistas preparatórias de controle do Estado e do Povo, apostam na DEMOCRACIA FORMAL, que de democracia só tem o nome, como explico em meu livro “O Dilema da Lealdade Dividida entre Nação e Estado e as Doutrinas Sociais que Governam o Mundo”(disponível em www.livrariaatlantico.com.br)
O que falta ao Brasil? Dar perdão presidencial “pós-mortem” a todos os criminosos, inclusive os da Lava Jato que já não foram descondenados pelo Poder Judiciário?
Receber Maduro com honras de Estado é um esmurramento violento na cara da democracia substancial e testemunhar quase toda a grande mídia dando apoio a isto é um escárnio e a prova da prevalência da hipocrisia e do Utilitarismo Perverso.
VISITE E ASSINE GRATUITAMENTE O CANAL DO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@Judivanjvieira
#CAFECOMBIROSCA