#CAFÉCOMBIROSCA

Lula assina decretos de saneamento que beneficiam estatais

Segundo governo, novas regras permitem R$ 120 bi em investimento até 2033; medidas alteram o marco do saneamento, aprovado em 2020

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina nesta quarta-feira, 5, decretos que alteram parte do marco legal do saneamento dois decretos que mudam parte da regulamentação do marco legal do saneamento, aprovado em 2020. Os dois decretos, de acordo com o Palácio do Planalto, vão permitir 120 bilhões de reais em investimentos no setor até 2033.

 

Entre as medidas, o governo deve retirar o limite de 25% para a participação de Parceria Público Privada (PPP) em concessões de saneamento. Com a mudança, uma estatal poderá entregar para o setor privado todo o serviço, mas o contrato continuará entre a empresa pública e uma cidade. Assim, as empresas estaduais terão uma nova oportunidade para comprovar sua capacidade econômico-financeira de realizar os investimentos. As regras aprovadas no marco do saneamento, segundo o governo Lula, fizeram com que todas essas cidades tivessem seus contratos declarados como irregulares porque não conseguiram comprovar capacidade para fazer os investimentos necessários para chegar à universalização dos serviços até 2033.

#EFOCONAFONTE https://veja.abril.com.br/economia/lula-assina-decretos-de-saneamento-que-beneficiam-estatais/

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *