#CAFÉCOMBIROSCA

Judivan Vieira é indicado pela segunda vez ao maior prêmio anti-corrupção do mundo

O Professor Ph.D. Judivan Vieira acaba de ser indicado pela segunda vez a concorrer ao prêmio máximo mundial, a quem dedica sua vida ao combate à corrupção com dinheiros públicos, concedido em Doha, no Qatar.

A indicação desta vez está sendo feita pela própria Secretaria do “International Anti-Corruption Excellence Award-2022”, prêmio organizado pelo “Rule of law & Anti-Corruption Center-ROLACC”(Centro de Estado de Direito e Anticorrrupção), instituído em 2013 pela liderança do Qatar em cooperação com a ONU e sua agência “UNODC – United Nations Office on Drugs and Crime”.

Judivan Vieira recebeu e-mail da Secretaria do prêmio no último dia 7 de setembro e nos permite aqui reproduzir parte do honroso convite e indicação:

“Dear Mr. Juvivan Juvenal Vieira,

I hope that this email finds you well! It is my pleasure to contact you once again as we prepare for the upcoming International Anti-Corruption Excellence Award 2022.

 As we do each year, the Secretariat of the Award wish to resubmit to our judging panels the strongest nominations from previous years that were not chosen as winners in the year in which they were submitted. Although your nomination was not successful in your submission year, your work clearly demonstrates the ethos and ideals of the Award and was highlighted by our judges as noteworthy, and for that reason we wish to resubmit it this year for consideration  (…)

With my very best regards,

Mr. Sheriar Arjani

Programme Coordinator

Rule of Law and Anti-Corruption Centre”

Traduzindo, a Secretaria do Prêmio diz “Espero que este e-mail o encontre bem! É um prazer entrar em contato com você mais uma vez enquanto nos preparamos para o próximo Prêmio Internacional de Excelência Anticorrupção 2022.

Como fazemos todos os anos, a Secretaria do Prêmio deseja reenviar aos nossos jurados as indicações mais fortes de anos anteriores que não foram escolhidas como vencedoras no ano em que foram apresentadas. Embora sua indicação não tenha sido bem-sucedida em seu ano de submissão, seu trabalho demonstra claramente o espírito e os ideais do Prêmio e foi destacado por nossos juízes como digno de nota, e por isso desejamos reenviá-la este ano para consideração.”

Judivan Vieira já havia sido indicado ao “International Anti-Corruption Excellence Award – 2020”. Portanto, esta é a segunda vez que concorre na Categoria  “ACADEMIC RESEARCH AND EDUCATION”, ou seja Pesquisa e Educação Acadêmica, em razão de ser autor da enciclopedia “Coleção Corrupção no Mundo”, traduzida e publicada nos Estados Unidos como “Encyclopedia Corruption in the World”, pela editora AuthorHouse.

O prêmio “Sheikh Tamim Bin Hamad Al Thani – International Anti-Corruption Excellence Award” é um evento realizado anualmente em DOHA,QATAR, e possui 5 categorias de premiação:

1 – “Lifetime/outstanding Achievement” (algo como “Vida dedicada ao combate à corrupção”); 

2 – “Academic Research and Education” (Pesquisa e Educação Acadêmica); 

3 – “Youth Creativity and Engagement” (Criatividade e Engajamento da Juventude no combate à corrupção);

4 – “Innovation/Investigative Journalism” (Inovação e Jornalismo Investigativo); e

5 – “Safeguarding Sports From Corruption” (Protegendo os esportes da corrupção). 

O Professor Ph.D., Judivan Vieira concorre na categoria “2”, mas também poderia concorrer nas categorias “1” e “3”, pois como Procurador Federal dos quadros da Advocacia Geral da União dedicou 11 anos como Presidente de Comissões de Processos Administrativos Disciplinares que investigavam administrativamente desvios de conduta funcional; durante 13 anos zelou pela ética ao intercaladamente chefiar a Coordenação de Licitações e Contratos e também haver chefiado interinamente a Coordenação Minerária e a Arrecadação da CFEM – Compensação Financeira Pela Exploração de Recursos Minerais, na Agência Nacional da Mineração. Portanto, é uma vida de dedicação e zelo pela ética pública no combate à corrupção, o que o habilitaria na Categoria “1”.

A sua vez, como autor da enciclopédia “COLEÇÃO CORRUPÇÃO NO MUNDO” realizou pesquisas que foram além de seus cinco anos de doutorado, na “Universidad Del Museo Social Argentino(UMSA)”, em 2012, e de mais um curso pós-doutoral na Universidade de Roma ‘Tor Vergata’, Itália, em 2013. Foram sete anos de pesquisa até lançar a enciclopédia que se tornou o marco brasileiro sobre corrupção com dinheiro público e que abriu caminho para que outros livros sobre o tema fossem lançados.

Na busca por engajar a juventude no combate à corrupção com dinheiros públicos, Judivan Vieira criou e realizou em 2014, com apoio da Editora Thesaurus, o “Primeiro Concurso Nacional de Redação – Sementes Contra a Corrupção”. Tudo foi feito às expensas do autor e da editora, que à época publicou seu livro e com a qual rompeu contrato por falhas na distribuição nacional da enciclopédia e de outros livros seus.

No  “Primeiro Concurso Nacional de Redação – Sementes Contra a Corrupção”, alunos de Brasília, São Paulo e Roraima foram premiados em dinheiro e com exemplares da “Coleção Corrupção no Mundo”, sendo que até hoje o autor busca patrocínio para realizar a segunda edição do concurso.

Perguntado sobre o porquê da dificuldade em encontrar patrocínio e apoio para algo tão relevante, respondeu a esta reportagem que “Nunca foi nem será fácil encontrar quem ame o processo de ensino e educação da Nação. Fácil é encontrar quem ama o Estado porque este é uma máquina de fazer negociatas e de enriquecimento ilícito, e se é contra isto que alguém luta, então algumas portas não se abrem e outros são fechadas”. Indagado sobre o Setor Privado da Economia também não patrocinar, diz: “Já enviei e-mails para vários grupos privados que nem sequer respondem”. Se algum empresário do setor privado se dispuser a patrocinar, o autor pede que entre em contato pelo e-mail judivan.vieira@gmail.com

O professor e palestrante Judivan Vieira, encontrou outro meio de engajar a juventude no combate a espécies variadas de corrupção, pois em 2017 criou o projeto “Palestras Voluntárias nas Escolas Públicas do Distrito Federal”.

Com esse projeto, até este primeiro semestre de 2022,  já proferiu palestras para mais de 17.500 alunos sobre “Ética Social”, “Bullying”, “Respeito Pelas Diferenças”, “Conflitos Geracionais”, e em centros de idiomas da Secretaria de Educação do DF, proferiu palestra em inglês sobre “Direitos Humanos”, como mostram vídeos publicados em seu canal no YouTube, “Escritor Judivan Vieira”.

A organização do “Prêmio de Excelência Internacional Anticorrupção” explica em seu site www.aceaward.com que “O combate à corrupção pode ser realizado por diversos meios, sendo um deles a pesquisa e a educação; porque só aprendendo e estudando as razões e os fatores que criam e propagam a corrupção, ela será combatida de forma mais eficaz e eficiente”.

Sobre a categoria em que o Ph.D. Judivan Vieira concorre, o  www.aceaward.com explica que “Esta categoria busca aqueles indivíduos e/ou entidades que possuem um corpo de pesquisas e publicações reconhecidos por seus pares na área anticorrupção. Eles devem ter uma contribuição significativa para o crescimento do conhecimento em anticorrupção por meio de pesquisas, publicações e trabalhos relacionados à educação; e que essa contribuição seja significativa para a conscientização da comunidade acadêmica sobre o combate à corrupção.”

É exatamente isto que ao longo da vida o Professor Ph.D., Judivan Vieira tem feito. Combate a corrupção com dinheiro público, explicando acadêmica e cientificamente: o que é, quais as causas, as consequências, quem são seus aliados, ensina como traçar o perfil de políticos e agentes públicos corruptos, e por fim, apresenta no Livro 5(Ferramentas de Combate) soluções para mitigar sensivelmente esse mal que aflige a humanidade e que em suas próprias palavras “impede o desenvolvimento das Nações e o alcance do mínimo de dignidade social e econômica tão prometido pelas modernas políticas e democracias formais”.

Ser indicado a algo tão significativo no mundo já é uma honra, e de nossa parte já estamos na torcida para que Doutor Judivan Vieira ganhe esse prêmio. Afinal, tem uma vida de dedicação ao combate à corrupção com dinheiros públicos, tem vários livros publicados em Ciências Sociais e Políticas que dão seguimento à grande construção de pesquisa acadêmica e científica sobre ética com dinheiros e rendas públicas, cujo alicerce é sua enciclopédia “COLEÇÃO CORRUPÇÃO NO MUNDO”, tendo publicado simultaneamente em Portugal e Brasil o livro “O dilema da lealdade dividida entre Nação e Estado e as doutrinas sociais que governam o mundo”, livro que tenho o prazer de possuir exemplar.

Temos, também, o privilégio de noticiar que Judivan Vieira está prestes a lançar “Falácias Políticas”, seu 19° livro, simultaneamente em Portugal e Brasil. Segundo Doutor Judivan este livro dá sequência ao viés doutrinário sobre ética no trato com a Nação e com o Estado Democrático de Direito e será disponibilizado para todos os países de Língua Portuguesa pela editora “Lisbon International Press”.

Sucesso, Professor Doutor Judivan Vieira! É o que desejamos. Afinal, é um brasileiro sendo reconhecido no mundo e isto de alguma forma nos honra a todos.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *