#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

João Paulo Albertim lança videoclipe

O lançamento acontece no dia 20 de novembro em seu canal no Youtube e redes sociais. A música é uma homenagem ao Quilombo dos Palmares e a Serra da Barriga

Por : Mariana Layme

O cavaquinista João Paulo Albertim lança no dia 20 de novembro em seu canal no Youtube e redes sociais o videoclipe da música Angola Janga. A composição traz elementos musicais africanos, nordestinos e contemporâneos experimentais aplicados ao cavaquinho de cinco cordas. De acordo com o compositor, o lançamento é uma homenagem ao Quilombo dos Palmares e Serra da Barriga, localizados na cidade de União dos Palmares, em Alagoas, onde João Paulo morou com sua família. “Iniciei meus estudos musicais nesta época e sentia uma energia especial naquele lugar, onde aconteceu fatos tão marcantes na história do Brasil. Território que representa a luta, fé, sabedoria e resistência contra qualquer tipo de opressão” afirma Albertim.

O nome da música deriva do artigo “O Conceito de Quilombo e a Resistência Cultural Negra”, escrito pela professora, historiadora e ativista, Beatriz Nascimento.   De acordo com a texto, o auge da resistência da etnia Jaga se dá no ano de 1584, quando os Jagas se aliam ao esforço negreiro português. Neste mesmo momento se estrutura Angola-Janga, conhecido como quilombo dos Palmares no Brasil.

A música foi desenvolvida sob a orientação do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ricardo Brafman e faz parte de uma série de peças solo que o cavaquinista está compondo para o cavaquinho de cinco cordas. As músicas integrarão o seu segundo CD que está em fase de produção e levará o título Ozana Maracatu. Em seu canal do Youtube e redes socais já é possível conferir algumas faixas que estarão disponíveis neste disco, são elas:  Ozana Maracatu e Prelúdio Nordestino para cavaquinho de cinco cordas Nº1 e Nº2.

João Paulo é bastante reconhecido e elogiado pelas suas apresentações e participações em shows e discos. Seu trabalho pode ser ouvido nos discos do Sexteto Capibaribe, Orquestra Retratos, Antônio Carlos Nóbrega, Grupo Arabiando, entre outros. É presença constante em festivais nacionais e internacionais como: Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo), Porto Musical em Recife, Mel Chorinho e Cachaça em Viçosa, no Ceará, no Festival de Música Instrumental e Corais: Atmosfera Musical, produzido pelo Banco Santander. Já fora do Brasil, integrou a turnê francesa do cantor Herbert Lucena e se apresentou nos festivais de Gannat, Alençon, Issoire, Clermont Ferrant, Vichi, Le Donjon, Puy Guillaume e Echaussieres. Além disso, se apresentou na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, representando Pernambuco com o Grupo Choro PE e atuou como professor no Seminário Euro-Brasileiro do Clube do Choro de Paris Recife/Olinda deste ano.

E não para por aí, o primeiro CD do artista intitulado Toca Pernambuco foi pré-selecionado no prêmio da Música Brasileira 2013 e está disponível em todas as plataformas digitais. O Disco reúne peças de autoria do próprio João Paulo, de grandes compositores e também de conterrâneos como: Adelmo Arcoverde, Marco César, Bozó Sete Cordas e Claudio Souza. Albertim é graduado em Produção Fonográfica e atualmente cursa Licenciatura em Música na UFPE. Para conhecer o trabalho do cavaquinista basta acessar seu canal no Youtube wwww.youtube.com/joaopauloalbertim,  no Instagram @joaopauloalbertim e Facebook /joaopauloalbertim

 

Layme Comunicação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *