#ÉFOCOÉNOTICIA

Jaboatão ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes obteve um resultado significativo na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. O município superou a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, de 95%, tendo alcançado 98% do público-alvo. Até essa quarta-feira (4), foram imunizadas 37.272 crianças de seis meses a cinco anos de idade.

Para alcançar a meta, várias estratégias foram adotadas, como a realização do “Dia D” e a manutenção de salas de vacinação abertas em todas as unidades de saúde do município. Além disso, desde o dia 5 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado uma força-tarefa com equipes volantes que se revezaram em áreas de difícil acesso, com reforço domiciliar para crianças com deficiência.

Secretária Municipal de Saúde, Zelma Pessôa afirmou que o resultado é motivo de vitória, tendo em vista que a vacinação teve baixa adesão no Brasil pelo quinto ano consecutivo. “Mesmo com a poliomielite sendo considerada erradicada no país, a imunização continua sendo importante para evitar os dois principais tipos da doença: a não-paralítica, que tem sintomas mais leves como uma simples dor de cabeça ou febre; e a paralítica, que apresenta quadro com lesões neurológicas, causando flacidez dos músculos, que acabam não se desenvolvendo”, informou.

Embora o município tenha batido a meta de imunização, a campanha precisou ser prorrogada até o dia 13 de novembro em todo território pernambucano. Segundo um balanço divulgado pelo governo estadual, faltam 191.927 crianças para chegar à totalidade da população nessa faixa etária, que é de mais de 549 mil pessoas.

Fonte: Imprensa Prefeitura de Jaboatão

Foto: Chico Bezerra

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *