Desde 1º de maio, entidades sem fins lucrativos já podem se cadastrar para receber doações de até US$ 250.000 por projeto
São Paulo, Brasil, 3 de maio de 2023. A Internet Society Foundation (ISOC) anunciou na última segunda-feira, 1º de maio a abertura de seu programa de incentivo Strengthening Communities/Improving Lives and Livelihoods (SCILLS), que fornece financiamento para projetos que tenham como objetivo contribuir com o crescimento econômico e ampliar as oportunidades de educação de indivíduos e comunidades por meio de um melhor uso da Internet.
O programa é destinado a organizações sem fins lucrativos com projetos na Colômbia, Bangladesh, Brasil, Gana, Indonésia e Senegal. As inscrições para a edição de 2023 do SCILLS estarão abertas a partir de hoje até 24 de maio para declaração de interesse na participação, e até 31 de maio para inscrição completa. Em agosto deste ano, serão escolhidos os projetos que receberão financiamento de até US$ 250 mil por um período de 2 anos.
Sobre o SCILLS
Criado em 2019, o SCILLS é um programa que apoia projetos que contribuam para a utilização positiva da Internet, sob dois eixos: crescimento econômico, para fomentar a independência financeira e geração de renda sustentáveis ao longo do tempo; e oportunidades educativas, para aumentar a qualidade do ensino primário e secundário, e aprimorar as metodologias de aprendizagem com ferramentas digitais.
ISOC no Brasil
“A ISOC Brasil surgiu em 1998 como um capítulo da Internet Society e vem atuando, desde então, por uma Internet aberta, conectada globalmente, segura e confiável para todas as pessoas”, afirma Guilherme Rocca, Grants Manager da Internet Society Foundation. “O acesso desigual à internet é um dos principais desafios da inclusão digital nos países em que selecionamos para ajudar financeiramente”, ressalta.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, 15,3% da população brasileira (28,2 milhões de pessoas) acima dos 10 anos ainda não têm acesso à internet.
Os dois motivos mais mencionados para a exclusão digital foram não saber usar a internet (42,2%) e falta de interesse (27,7%). Já 20% apontaram motivos financeiros para a falta de acesso (14,0% disseram que o acesso à rede era caro e 6,2%, que o equipamento eletrônico necessário era caro).
“A ISOC Brasil está muito feliz em receber o programa SCILLS em nosso país. Essa é uma oportunidade incrível para iniciativas de inclusão econômica e oportunidades educacionais que podem ajudar muitas comunidades que ainda lutam com questões muito básicas relacionadas à alfabetização digital e à conectividade”, afirma o presidente da ISOC Brasil, Flávio Rech Wagner. “A ISOC Brasil está totalmente comprometida e disponível para ajudar as organizações brasileiras a tirar proveito desse maravilhoso programa.”
Quem pode participar?
O programa é destinado a organizações sem fins lucrativos que têm projetos na Colômbia, Bangladesh, Brasil, Gana, Indonésia e Senegal.
Os projetos apresentados, além de estarem focados em um dos eixos, devem pertencer a organizações que:
- Possuam experiência no uso da Internet como uma ferramenta positiva, refletida em propósito, missão e atividades.
- Tenham uma história de sucesso que possa ser demonstrada por meio do trabalho em uma ou ambas as temáticas de crescimento econômico e oportunidade educacional.
- Contem com conhecimento e experiência no trabalho com a(s) comunidade(s) beneficiária(s) pretendida(s).
- Estejam bem posicionados para executar o projeto em termos de experiência em gerenciamento de subsídios, papel do ecossistema, experiência com projetos semelhantes, relacionamento com a comunidade, habilidades da equipe ou parceiros e outros pontos fortes e capacidades
- Proponham projetos que tenham a Internet como ferramenta chave de implementação.
Como aplicar?
Entidades sem fins lucrativos interessadas em participar devem se inscrever no seguinte link: https://www.isocfoundation.