#EFOCONAECONOMIA #ÉFOCONAOPORTUNIDADE

Inscrições do curso de formação profissional para pescadores artesanais, do Jaboatão, vão até esta quinta-feira

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a  Capitania dos Portos de Pernambuco, abriu inscrições para o curso de Formação de Aquaviários – pescador profissional Nível 1, voltado para pescadores e pescadoras artesanais do município. A capacitação tem por objetivo  qualificar os pescadores artesanais, para que eles operem suas embarcações de forma profissional. Os interessados em participar do curso devem se dirigir à Colônia de Pescadores Z-25, em Piedade, até a próxima quinta-feira (16). As aulas terão início no próximo dia 27 e vão até o dia 13 de dezembro.

Ao todo, estão sendo oferecidas 30 vagas e para participar da formação a pessoa precisa ter, no mínimo 18 anos de idade, possuir escolaridade mínima do 6º ano do ensino fundamental; estar em dia com as obrigações militares (sexo masculino), apresentar documento oficial com foto, CPF, certidão de quitação eleitoral, comprovante de residência atualizado, foto 3×4 e comprovante de escolaridade e também  indicação de uma empresa de Pesca ou de entidades representativas dos pescadores.

A capacitação terá um total de 112 horas/aula, divididas em conteúdos teóricos e práticos, entre eles condução e operação de embarcação e pesca, conhecimentos a respeito de primeiros socorros, técnicas de sobrevivência, prevenção e combate a incêndio, prova de natação, entre outros. Ao final da formação, a Capitania dos Portos emitirá a habilitação do curso.

 

INAUGURAÇÃO

 

A capacitação foi uma das demandas da categoria que, na última sexta-feira (10), comemorou a inauguração do Centro de Comercialização de Pescados, em Piedade. O novo espaço físico beneficia pescadores e pescadoras artesanais associados à Colônia de Pescadores Z-25. O novo centro faz parte de uma das etapas do Convênio Jaboatão Gerando Renda Solidária, estabelecido entre o município e o Ministério do Trabalho e Emprego, com recursos no valor de R$ 320 mil.

Fotos: Matheus Britto/PJG

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *