Brasília (DF) – O movimento Idosos Republicanos lançou, nesta sexta-feira (7), a campanha “A participação da pessoa idosa é essencial no processo eleitoral”, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.
A inciativa tem como objetivo mostrar a importância da participação desses cidadãos no processo político, que é composto por etapas bem definidas: a campanha eleitoral (propaganda eleitoral) e a eleição (votação e apuração).
Este ano, em uma eleição decisiva para o país, 32,76 milhões de brasileiros aptos a votar não compareceram às urnas. Mas apesar da abstenção recorde um dado chama a atenção: o eleitorado acima de 70 anos cresceu. Apesar de não serem obrigados fizeram questão de votar. Em 2018, 12 milhões de idosos votaram. Já em 2022, 14,8 milhões foram às urnas, um crescimento de 23,33%.
Esse número representa 9,52% de todo o eleitorado apto a votar, e é um reflexo do aumento da expectativa de vida que é crescente no país. Por este motivo, para o secretário, Ossesio Silva, é pertinente trabalhar está temática e incentivar cada vez mais a participação da pessoa idosa no processo eleitoral, mesmo quando o voto é facultativo.
O evento virtual, mediado pelo secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado Federal Ossesio Silva, contou com a participação do secretário executivo, Ricardo Quirino, e dos secretários estaduais: deputado José de Arimateia (BA), deputado Martins Machado (DF), deputado Jutay Menezes (PB), vereador Alvoni Medina (RS), Alfredo Santana (PE), e Gonçalves Silva (CE).