Nutricionista indica alimentos que ajudam a diminuir a pressão alta
A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, acontece por causa do aumento da pressão sanguínea, que pode estar ligada a fatores como sedentarismo, alterações hormonais, alimentação inadequada e que pode levar a sintomas como dor de cabeça, enjoo e sonolência. Para melhorar esse quadro, além de medicamentos, os médicos costumam indicar mudança de hábitos nas refeições, que podem ajudar a estabilizar ou a melhorar o quadro.
Acredita-se que existam no Brasil mais de 30 milhões de hipertensos, destes, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% fazem o controle adequado. Além de ser considerada a doença de maior prevalência na população brasileira e é a principal causa de morte no Brasil. Segundo a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alyne Nunes, os principais alimentos que ajudam a diminuir a pressão alta é o abacate, a água de coco, o alho, a banana, a clara de ovo, o espinafre, o farelo de trigo, as frutas vermelhas como morango, as leguminosas, como lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijão e o iogurte.
“São ricos em potássio, que é um mineral que ajuda a eliminar o sódio por meio da urina, e outras substâncias que contribuem para a manutenção de uma pressão arterial em níveis saudáveis. Já o iogurte, especialmente o desnatado, é composto por muito cálcio, que é fundamental para a contração e relaxamento dos músculos do coração”, ensina.
O sal deve ser evitado porque o excesso dessa substância no organismo leva a retenção de água e a sobrecarga no coração, o que gera o aumento da pressão arterial e isso pode desencadear em danos graves como insuficiência cardíaca, infarto, doença renal crônica, AVC ou dores no peito (angina), entre outros problemas de saúde.
Água mineral também é uma aliada da saúde porque ajuda a manter a pressão arterial estável. De acordo com Alyne, a presença desse líquido no corpo acelera a atividade do sistema nervoso simpático, que está relacionado ao controle de outros órgãos do corpo. Isso faz com que os vasos sanguíneos se contraem, aumentando a velocidade do sangue.
Os alimentos que podem prejudicar a saúde, aumentar a pressão alta e devem ser evitados são os que contêm farinha branca, como bolacha, macarrão, pão branco, os ricos em gordura saturada e os ultraprocessados. “Carnes vermelhas gordas, bacon, salsicha, mortadela, linguiça, enlatados, bebidas alcoólicas, que tornam as refeições pobres em nutrientes e ricas em sódio. Comidas congeladas e prontas como lasanhas, empanados, hambúrguer industrializado também devem ser evitados”, finaliza.