Quase todos os dias, o Grande Recife recebe relatos de falta de urbanidade por parte dos motoristas que atuam em linhas da Região Metropolitana. As informações chegam através dos canais de comunicação do Consórcio que, com base nestes dados, decidiu ir para dentro das empresas de transporte capacitar os operadores no atendimento ao usuário do transporte coletivo.
A primeira destas ações acontece nesta terça-feira (11) quando o Grande Recife promove um encontro com 440 motoristas da empresa Caxangá. A iniciativa faz parte da campanha “E Se Fosse Você?” que, há quatro anos, sensibiliza a população para os direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência no transporte público.
“Desta vez, vamos em busca da empresa operadora para capacitar exclusivamente seus motoristas. É uma forma de agirmos diretamente com aquele profissional que está na linha de frente do transporte de passageiros e com quem o usuário tem contato ao subir e descer do ônibus”, comenta o gerente de Relacionamento do Grande Recife, Marcus Petrônio Iglesias.
A capacitação, que tem o apoio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Urbana-PE), será realizada em dois horários: das 09h30 às 11h, com 220 operadores que trabalham no turno da tarde e, das 15h30 às 17h, com outros 220 motoristas que atuam na parte da manhã. Com apoio da SEAD, o Consórcio dará orientações sobre como receber e auxiliar a pessoa idosa ou com deficiência no momento do embarque e desembarque, além do respeito que deve ser dispensado ao usuário ao longo de toda a viagem.
“Durante a atividade, convidaremos os motoristas a subirem nos ônibus utilizando muletas, cadeira de rodas, óculos embaçados, caneleira de peso e protetor auricular. O objetivo é estimular o respeito e o cuidado deles com a pessoa idosa e a pessoa com deficiência, segmentos que têm prioridade no transporte público”, afirma Marcus Petrônio.
O Grande Recife fará este mesmo trabalho com outras empresas de ônibus, mas espera ter um resultado positivo já neste primeiro momento, pois a Caxangá atua com 53 linhas de ônibus, entre convencionais e bacuraus, que circulam pelas cidades de Olinda e Recife. A capacitação acontece no SEST/SENAT localizado na Av. Beberibe, nº 3620.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
*Serviço:
O quê: capacitação com 440 motoristas sobre como receber e auxiliar a pessoa idosa ou com deficiência no momento do embarque e desembarque, além do respeito ao usuário na viagem.
Quando: nesta terça-feira (11)
Onde: no SEST/SENAT, na Av. Beberibe, nº 3620.
Horário: das 09h30 às 11h e das 15h30 às 17h
Por: Tony Duda – Multi Comunicação