“O encontro deste sábado foi uma primeira etapa apenas, pois essa é uma construção constante. Há uma lacuna histórica de atenção à acessibilidade em Pernambuco, mas estamos trabalhando para mudar isso. Não se trata de um compromisso de campanha, mas de um compromisso de vida da governadora Raquel Lyra e meu”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.
Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, sendo divididas em sete grupos de trabalhos que trataram de eixos temáticos específicos. Ao final, houve a leitura coletiva das propostas, que passaram por tópicos como deficiência intelectual, auditiva e motora, entre outras. Mais à frente será divulgado um relatório com todas as sugestões debatidas e as propostas sugeridas irão compor as políticas públicas estaduais.
“Estamos debatendo acessibilidade em Pernambuco com muita seriedade e de maneira intersetorial e transparente. Prova disso é que tivemos a participação maciça de entidades da sociedade civil e de diversos órgãos do Governo do Estado”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral.
Além de Priscila Krause e Carolina Cabral, estiveram presentes no encontro a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, e representantes de outras secretarias e órgãos do Governo de Pernambuco.
PERNAMBUCO CONDUZ
Os participantes do encontro “Acessibilidade: uma Construção Coletiva” foram até o evento e transportados de volta para casa em vans do Pernambuco Conduz, programa coordenado pela Secretaria Executiva de Promoção à Equidade Social, ligada à SDSCJPVD.