Falta de informação e preconceito ainda predominam
A gordofobia é caracterizada pela aversão e preconceito contra pessoas que estão acima do peso. Nas vésperas do último dia 10 de setembro, data conhecida pela comemoração ao Dia do Gordo, os dados da pesquisa Mapeamento da Gordofobia no Brasil foram publicados e constatam que, pelo menos, 29,2% das pessoas gordas têm dificuldades para ingressar no mercado de trabalho devido à gordofobia.
Cléo Henry, empresária e Miss Plus Size Fashion Mercosul Sênior PE 2021, explica que no início da carreira teve muitas dificuldades, pois não era comum uma gorda fazer o que ela estava disposta a fazer dentro da arte mas, aos poucos, conquistou seu espaço e hoje é uma verdadeira referência no movimento plus size. “A luta é diária, mas é importante nunca desistir no primeiro ‘não’, porque muitas vezes descemos um degrau, para subirmos dois. Acredite, você pode!”, diz Cléo.
O tema vem sendo amplamente discutido nos meios digitais e, atualmente, é possível encontrar movimentos e figuras públicas que levantam essa bandeira, levam informação e mostram que ser gordo(a) é motivo de orgulho, como é o caso de Cléo, participante do Mundo Plus em Movimento. Ainda de acordo com a pesquisa, 27,9% dos brasileiros concordam que os conteúdos na internet apoiam o enfrentamento individual da gordofobia. “Muitas vezes, a gordofobia vem disfarçada de brincadeira ou algum comentário maldoso mas também pode ser explicitada através de agressões físicas e verbais. O tema precisa ganhar cada vez mais visibilidade, principalmente através dos meios de comunicação, levando a reflexão sobre essas práticas” pontua a modelo.
Cléo Henry, Miss Plus Size Fashion Mercosul Sênior PE 2021 | Foto: Vinícius Medeiros