A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou hoje que as instituições financeiras se comprometeram a adotar a partir de 2021 um conjunto de ações para proteger os clientes idosos. Essa proteção foi adotada levantamento da Febraban indicar que houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos durante a quarentena.
Que golpes são esses? Entre os exemplos estão as ligações para a casa dos clientes, nas quais o estelionatário diz ser do banco e pede para confirmar algumas informações, como dados pessoais e senhas. Ao fornecer informações pessoais e sigilosas, como a senha, o consumidor expõe sua conta bancária e seu patrimônio aos golpistas.
Há também casos em que o fraudador se apresenta como um “funcionário do banco” e pede para o cliente realizar uma transferência como um teste.
Durante o período de quarentena, as instituições financeiras chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing-que se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos.
O golpe do falso motoboy teve aumento de 65% durante o período de isolamento social. Nele, criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco para comunicar a realização de transações suspeitas com o cartão de crédito do cliente. Usando técnicas de convencimento para obter dados, os golpistas informam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado para que sejam feitas outras análises necessárias para o cancelamento das compras irregulares.
Para passar uma imagem de segurança, alerta a Febraban, os criminosos orientam a vítima a cortar o cartão ao meio, para inutilizar a tarja magnética, antes de entregá-lo ao motoboy. No entanto, o chip permanece intacto, o que permite que a quadrilha faça compras com o cartão, ainda que o plástico esteja partido ao meio.
*COMO ESCAPAR DO GOLPE?*
1. Só faça algum cadastro fornecendo seus dados pessoais ou financeiros através do site oficial dos bancos, lojas especializadas ou páginas do governo e nunca forneça a sua senha;
2. Os bancos, lojas e órgãos do governo não enviam mensagens ou links por e-mail ou whatsapp pedindo dados, senhas ou informações pessoais dos usuários e correntista;
3. Nunca clique em links enviados por e-mail, whatsapp, facebook ou SMS sob hipótese alguma, é sempre melhor apagar;
4. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos* – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes;
5. Observe o nome da página ou rede social da internet. As páginas falsas, sempre vão trazer o nome do endereço eletrônico diferente da página verdadeira, quer seja com letras a mais ou a menos ou com terminações diferentes de .com.br, .gov.br;
6. Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: ”Último dia para fazer a inscriçãol”, “Nao perca essa oportunidade”, “Faça seu cadastro agora, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não pesquisem a veracidade das informações nas páginas oficiais dos respectivos órgãos ou lojas;
7. Ao entrar em qualquer página verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página – isso atesta que sua conexão não foi interceptada e que o site está criptografado para impedir golpes;
8. Veja a grafia do endereço da página. Elas têm que ter o HTTPS onde o “S” corresponde a uma camada extra de segurança;
9. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;
10. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.