#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Fundo de Quintal comemora 43 anos de carreira com novidades no Recife

O grupo apresenta o novo clipe comemorativo da música “Nosso Bem Maior” e do álbum “Roda de Samba”

por: Angélica Souza

Comemorando 43 anos de sucesso, Fundo de Quintal é a melhor tradução da frase: “Aconselho a você, que seja sambista também”. O grupo do gênero mais premiado e respeitado da história, chega ao Manhattan para duas apresentações dia 9 e 10 de agosto, às 21h. Na ocasião, o grupo canta músicas do álbum “Roda de Samba”, gravado ao vivo no Cacique de Ramos e a música “Nosso Bem Maior”, de Sereno e André Renato, que teve o clipe lançado em junho desse ano. A música é a primeira dos sambistas a ganhar um clipe. A abertura fica por conta da banda pernambucana Sambastar.

A vitalidade e a longevidade do Fundo de Quintal não têm segredo e a receita é simples: generosidade musical. Ele é, orgulhosamente, o berço de Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Walter Sete Cordas, Cleber Augusto, Neoci e Mario Sérgio e padrinho das gerações de sambistas que vieram depois. O tempero dessa receita é a assinatura inconfundível do grupo. Na primeira batida do tantã, do repique de mão e do pandeiro, todo mundo já sabe que vai ouvir samba da mais alta qualidade.

No palco, Bira Presidente – que além de exímio pandeirista – é dono absoluto do samba no pé e junto com Sereno e Ubirany forma o trio pioneiro do Fundo de Quintal. Sereno, além de cantor e compositor, é o inventor do tantan e Ubirany, o criador do repique de mão. E assim como o irmão Bira Presidente, Ubirany não deixa ninguém parado quando risca o chão. Ademir Batera, também conhecido como baterista sorriso e Marcio Alexandre e Junior Itaguaí os dois “novos” integrantes do Grupo Fundo de Quintal.

No repertório, sucessos como “Lucidez”, “Nosso Grito”, “Frasco Pequeno”, “Fada”, “Chuá Chuá”, “O Show Tem Que Continuar”, “Parabéns Pra Você”, “A Amizade”, “Batucada dos Nossos Tantãs”, “E Eu Não Fui Convidado”, “Boca Sem Dente”, “Ô Irene”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Só pra Contrariar”, ‘Miudinho, meu bem”, “Falso Herói”. “Vai Lá Vai Lá”, “Parabéns pra Você” e “Só Felicidade”.

Para abrir o show, o grupo recifense nascido no Alto José do Pinho, comunidade da Zona Norte do Recife, e formado é formado por Joaquim J.J. (voz e surdo), Nilson Sorriso (pandeiro e percussão geral), Xande (voz, violão e Compositor), Mano Black (rebolo, cuíca e efeitos) e Jamelão do Cavaco (voz principal, cavaquinho e Compositor), o Sambstar é um destacado representante do que há de melhor no samba e pagode em Pernambuco. Com um som refinado, muita alegria e descontração essa rapaziada vem conquistando seu espaço no cenário musical, tendo como proposta, o samba de primeira qualidade, e as peculiaridades dos ritmos regionais adicionados a uma pegada que vai do romântico ao partido alto, chegando ao samba enredo.

Ao longo dos seus quase 20 anos de carreira, o grupo gravou seu primeiro CD, “Ninho de amor”, em 2004. Em seguida, a banda foi campeã de um grande concurso de samba e pagode, realizado no Terra Brasil, em São Paulo. Em 2005, lançou o segundo álbum, intitulado “acústico Samba ao vivo”, gravado no Brasil e em Portugal e, em seguida, saiu em uma turnê por Portugal e Espanha, voltando ao Recife em 2006. Os integrantes já foram campeões com sambas enredos nas duas maiores agremiações de samba do Estado: Gigante do Samba e Galeria do Ritmo.

Aconchegante, o Manhattan Café Theatro reúne, em um mesmo ambiente, música de qualidade e boa gastronomia, promovendo encontros familiares e reuniões de amigos nas noites recifenses. A casa fica na Rua Francisco da Cunha, 881, Boa Viagem – Recife/PE. O couvert artístico custa R$ 130.

SERVIÇO
Fundo de Quintal no Manhattan – abertura Sambstar e Garçons Cantores

Onde: Manhattan Café Theatro (Rua Francisco da Cunha, 881, Boa Viagem)
Quando:  Sexta e sábado (09 e 10 de agosto)
Horário: 21h
Couvert: R$ 130
Informações e reservas: 3325.3372 (www.manhattancafetheatro.com.br)

https://www.youtube.com/watch?v=lptH1TBH7MQ&list=RDlptH1TBH7MQ&start_radio=1

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *