O mês de outubro é dedicado à prevenção e aos cuidados contra o câncer de mama, doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é uma das mais comuns entre as mulheres brasileiras, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Para 2022, o INCA estima a ocorrência de 66 mil novos casos. E para além das importantes informações sobre prevenção e diagnóstico precoce, é essencial, também, debater neste mês sobre as sequelas físicas que atingem grande parte das pessoas que passaram pelo tratamento contra a doença e como superá-las.
“É bastante comum que pacientes mastectomizadas ou que passaram por quimioterapia e radioterapia apresentem alterações no corpo, como o inchaço nos braços, que a gente chama de linfedema, diminuição de movimentos, de força, alterações na postura e no equilíbrio, aderências de cicatrizes, entre outras sequelas”, explica Alexandre Castelo Branco, fisioterapeuta especialista em oncologia e professor da Estácio Recife.
Segundo o especialista, o acompanhamento fisioterapêutico nesses casos é indispensável, porque algumas pacientes acabam aprendendo a conviver com essas alterações, encarando-as como normais, quando não são. “As sequelas atrapalham muito no dia a dia, nas atividades em casa, no trabalho, nas atividades de lazer. E elas podem ser corrigidas, desde que haja o tratamento adequado”, aponta.
Para tanto, o fisioterapeuta pode se utilizar de várias intervenções fisioterapêuticas, tais como: analgesia (eletroterapia e massoterapia), alongamentos (passivos e ativos), exercícios de fortalecimento muscular (com ou sem carga), exercícios de amplitude de movimento, exercícios cardiorrespiratórios e exercícios pulmonares (cinesioterapia respiratória, manobras de higiene brônquica, manobras de reexpansão pulmonar).
Atendimento gratuito – No Recife, é possível receber atendimento em fisioterapia oncológica sem custos na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Estácio Recife. O público-alvo é de pessoas que tenham passado pelo diagnóstico de câncer de mama e que já foram submetidas ao tratamento cirúrgico (mastectomia) ou que já tenham feito ou estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia e que apresentem sequelas físicas.
Os atendimentos acontecem sempre nas quartas-feiras, das 14h às 17h, mas é preciso agendar antecipadamente a avaliação por meio do número (81) 98555-0225 (WhatsApp). O campus da Estácio Recife está localizado na Av. Eng. Abdias de Carvalho, nº 1678, na Madalena.