MAMAM e Museu Murillo La Greca estão com novas exposições; Paço do Frevo tem show e roda de diálogo; Olha! Recife promove passeios e Sítio da Trindade tem ação social e feira orgânica; Recife Antigo de Coração traz shows e festival de cafeterias
A Prefeitura do Recife preparou um fim de semana com diversos atrativos culturais, turísticos e de lazer para moradores e turistas que estão na cidade. No Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), apresenta a exposição “O tempo é implacável”, da artista mineira Juliana Gontijo. O Museu Murillo La Greca abre, neste sábado, a mostra “Risco! Atelier Aberto: A Eduardo Souza (in memorian)”.
No Paço do Frevo, o instrumentista Júnior Xanfer faz show no projeto a Hora do Frevo, ao meio-dia, na sexta (26). Ainda no Paço, os comunicadores Patrick Torquato, Bianka Carvalho e Otávio Bastos participam do encontro “Roda e avisa: O frevo na rádio, TV e internet”, no sábado (27). No domingo, o Recife Antigo de Coração oferece shows, o festival Recife Coffee, que envolve quase 40 cafeterias do Estado, e atividades esportivas.
CULTURA
MAMAM apresenta exposição “O tempo é implacável”
O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) apresenta a terceira exposição consecutiva assinada por uma mulher. Celebrando a relação entre territórios e os sujeitos que se percebem em trânsito, a artista mineira Juliana Gontijo faz sua estreia no Recife. Às margens do rio, a exposição “O tempo é implacável” fica em cartaz no MAMAM, até o dia 16 de junho, com visitação gratuita.
Com curadoria de Wagner Nardy, a exposição tem nos rios pernambucanos a sua nascente. Isso porque a exposição brotou da troca de cartas entre a artista e Paulo Bruscky, em que ela relata suas impressões e reflexões sobre o sujeito que se percebe em trânsito pelo território, motivadas pelo poema O Rio, de João Cabral de Melo Neto. o público pode conferir o trabalho de Juliana de terça a sexta, das 12h às 18h, e nos sábados e domingos, das 13h às 17h.
O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. A entrada é gratuita, mais informações: (81) 3355-6871 e e-mail educmamam@gmail.com . Site: https://blogmamam.wordpress.com/
Museu Murillo La Greca convida ao risco
Investigando o corpo como um estado de conhecimento, imaginação, sensorialidade e pensamento crítico-reflexivo, entra em cartaz no Murillo La Greca, neste sábado (27), às 16h, a exposição Risco! Atelier Aberto: A Eduardo Souza (in memorian). A exposição, gratuita e aberta ao público, reunirá trabalhos de artistas consagrados e também de curiosos, concebidos a partir de diversas linguagens, tendo o corpo como ponto de partida, objeto de estudo e até como plataforma artística. O Museu Murillo La Greca fica na rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim
Paço do Frevo tem show e roda de diálogo
Júnior Xanfer toca na Hora do Frevo
Nesta sexta (26), ao meio-dia, o palco do Malakoff Café recebe o guitarrista, compositor e arranjador Júnior Xanfer para mais uma Hora do Frevo! Canhoto e autodidata, Júnior sempre viveu inteiramente da música e trará ao Paço seu repertório autoral em diálogo com o frevo instrumental. O acesso é gratuito.
Comunicadores dialogam sobre a divulgação e difusão do frevo
Neste sábado (27), às 15h, o Observatório do Frevo apresenta o “Roda e avisa: O frevo na rádio, TV e internet”. A intenção é discutir o papel dos veículos de comunicação nos processos de divulgação e fomento do frevo. Participam do diálogo Patrick Torquato, radialista da Frei Caneca FM; Bianka Carvalho, jornalista da Rede Globo Nordeste. A mediação é de Otávio Bastos, passista, professor e idealizador do canal de YouTube Mexe com Tudo. O encontro ocorre no 3º andar do Paço do Frevo e tem acesso gratuito.
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife.
Telefone: (81) 3355-9500
Site: www.pacodofrevo.org.br
Exposição “Cinco Pontas” no Museu da Cidade
No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição “Cinco Pontas” estará aberta à visitação gratuita no sábado e domingo, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar. Informações: (81) 3355-9540. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org.
Ação social, atividades culturais e feira orgânica no Sítio Trindade
O sábado (27) está recheado de atrações no Sítio Trindade, Zona Norte do Recife. Às 5h, o local abre os portões oferecendo uma feira de produtos orgânicos para o público. Durante o dia, a população pode desfrutar de atividades ligadas à ação social, dança, literatura, artesanato entre outras.
Saúde
Aferição de pressão e glicemia, avaliação antropométrica e orientação de atividades físicas, avaliação corporal de bioimpedância, orientação para entender por que lavar as mãos é tão importante para evitar doenças, massoterapia, teste rápido de HIV e sífilis.
Aula de zumba
Com a professora Jennifer Zeferino
Arte Mahikari
Luz Purificadora Através da Imposição de Mão
Beleza Corte de Cabelo Unissex e Limpeza de Pele – Gratuito
Meio Ambiente
Coleta Seletiva de Óleo de Fritura
Feira Orgânica (a partir das 5h)
Divulgação e orientação dos serviços da secretaria da mulher
Grupo de Artesanato da Guabiraba
Cantinho da Leitura no Sítio Trindade
Serviço
Projeto Ação Social no Sítio Trindade
Sábado, 27, das 9h ao meio-dia
Informações: (81) 3355–3410
TURISMO E LAZER
Recife Antigo de Coração cheio de atrações
Dia de muita diversão e lazer onde a cidade começou a se formar. Neste domingo (28), o Recife Antigo de Coração. A programação da Prefeitura do Recife, realizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, oferta opções de lazer para todos os gostos e idades, das 8h às 20h. A Avenida Rio Branco recebe o início da quarta edição do Recife Coffee, festival que envolve quase 40 cafeterias do Estado. Em frente ao Marco Zero, das 15h às 17h, acontecem as apresentações culturais com atrações como Belo Xis e Negra Índia. O Recife Antigo de Coração também oferta o polo esportivo, com basquete, futebol, slackline, entre outros. Quem curte andar de bike pode chegar ao bairro pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que conta com três rotas que convergem no Recife Antigo.
Olha Recife! Passeia pela influência holandesa da capital
No sábado (27), quem quiser participar do passeio a pé tem a opção de fazer o Recife Holandês, que relembrará a influência holandesa na história da cidade. Este circuito é realizado em parceria com o Consulado da Holanda e vai levar os participantes ao Museu a Céu Aberto, Rua do Bom Jesus, Cais da Alfândega, Ponte Maurício de Nassau, Praça da República, Palácio do Campo das Princesas, Palácio da Boa Vista e Forte das Cinco Pontas. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal.
Passeio pelos museus do Homem do Nordeste e Murillo La Greca
Já o Olha! Recife de ônibus, que será no sábado (27), vai levar os inscritos para dois museus da cidade. A primeira parada será no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, que conta com um acervo com grande variedade de objetos, tanto em peças requintadas, que pertenceram às famílias da aristocracia açucareira quanto peças simples utilizadas pelos homens do povo daquela época. Depois o grupo segue para o Museu Murillo La Greca, no Parnamarim, espaço que comporta um acervo de 1,4 mil desenhos com técnicas de fusain, crayon, pastel e sanguínea. O museu ainda possui discos, livros, mobiliários e cartas históricas. O ônibus sai às 14h, da Praça do Arsenal.
Homenagem a cidadão recifense
O outro roteiro a pé será no domingo (28) e terá o tema Nichos, Figuras e Relevos (caminhada em homenagem a Luiz Almeida, assíduo participante que morreu no início do mês). O tour será para observar o que muitas vezes passa despercebido aos olhares apressados da população. Olhando para o alto, os inscritos vão poder conhecer detalhes nas decorações das fachadas, nichos e platibandas de diversas edificações. Na rota estão o prédio da antiga Livraria Continental, Igreja Madre de Deus, Paço Alfândega, Palácio da Justiça, Edifício Ouro Branco e outras edificações. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br.Todos os roteiros contam com guias de turismo e são gratuitos. É solicitado que os participantes levem 1kg de alimento não perecível.
Serviço
Olha Recife a pé (sábado)
Tema: Recife Holandês
Dia: 27/04
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal
Olha Recife de ônibus (sábado)
Tema: Museu do Homem do Nordeste e Museu Murillo La Greca
Dia: 27/04
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal
Olha Recife a pé (domingo)
Tema: Nichos, figuras e relevos (Caminhada Luiz Almeida)
Dia: 28/04
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal
Inscrições: www.olharecife.com.br
MEIO AMBIENTE
Jardim Botânico tem oficina de resíduos sólidos e contação de histórias
No sábado (27), a diversão começa às 10h, no Jardim Botânico do Recife, com a atividade Tangram Ambiental com resíduos sólidos – montando um quebra-cabeça com figuras geométricas. No domingo (28), às 10h, vai rolar oficina de mini hortas “viveiros de mudas”, promovendo a reutilização de alguns resíduos sólidos, além de habilidades no manejo da terra por meio do plantio. Uma oficina de xilogravura em tampinhas também entra na programação do domingo, com o intuito empreendedor, sustentável e foco na conscientização acerca de resíduos que demoram a se decompor na natureza, como o isopor, tampas metálicas e ímãs.
Jardim Botânico, sábado (27)
9h – Caminhada Ecológica “Trilha Cega”
10h – Resíduos nos eixos: Tangram Ambiental com resíduos sólidos
11h – Cine ambiental: mostra de vídeo no econúcleo
12h – Encerramento MANHÃ
13h30 – Vozes do Meio: Sarau ambiental
14h10- Caminhos dos sentidos, no jardim de fitoterápicos: cheiros, texturas e sabores
15h – Gincana das Argolas Ambientais
15h30 – Encerramento TARDE
Jardim Botânico, domingo (28)
9h – Caminhada e Movimento poético “Caminho DiVersos” + Expressão Corporal
10h – Oficina de mini hortas “viveiro de mudas”
11h – ECOrdel: oficina de Cordel
12h – Encerramento MANHÃ
13h30 – Vivências ambientais: faço parte deste lugar
14h10 – Oficina de Xilogravuras em tampinhas
15h – Contação de histórias + Exibição de curtas ambientais
15h30 – Encerramento TARDE
Jardim Botânico do Recife
BR 232, km 7,5 – Curado
De terça a domingo, das 9h às 15h30
Entrada: gratuita
Econúcleo Jaqueira promove meditação coletiva e “Show de Minhoca”
No Econúcleo do Parque da Jaqueira, o sábado (27) será marcado pela apresentação especial “Show de minhoca”. Os arte-educadores vão apresentar o minhocário mantido no espaço e explicar a importância das minhocas para a fertilização do solo e suas particularidades. Já no domingo (28), a dica é o jogo da alegria, que começa às 10h. A atividade irá proporcionar reflexão sobre o verde urbano, resíduos sólidos, águas, biodiversidade e mudanças climáticas de forma dinâmica e divertida, por meio de um jogo de dinâmica com perguntas e respostas.
Meditação para todos e todas
Ainda no domingo, o local estará recebendo o evento “MeditaNaRua”, às 11h. Centenas de pessoas de todas as partes do mundo vão se unir em 20 minutos de silêncio em locais públicos com o objetivo de mostrar como a meditação é uma prática simples e acessível a todos, o movimento já marcou presença em mais de 100 cidades, 18 países, nos cinco continentes. Umaoportunidade de conhecer os benefícios de ter a prática da meditação no dia a dia.
Econúcleo Jaqueira, sábado (27)
9h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais
10h – Trilha Ambiental + caça ao tesouro
11h10 – Em cena verde: Quadro de Cena em Ensaio Dirigido
12h – Encerramento MANHÃ
14h – Jogo da Memória Ambiental
14h – Trilha Ambiental + oficina de mudas
16h – “Show de Minhoca”
17h – Encerramento TARDE
Econúcleo Jaqueira, domingo (28)
9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga
10h – Jogo da Alegria Ambiental
11h – Evento “Medita na Rua”
12h – Encerramento MANHÃ
14h – Sala de ECOinteratividade + exibição de curtas ambientais
15h – Trilha Ambiental + oficina de horta caseira
16h – “Show de Minhoca”
Econúcleo Jaqueira
Rua do Futuro, 959 – Jaqueira
De quinta a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
CAT Ambiental
Outra opção para quem quiser associar praia e educação ambiental, o CAT estará com duas atividades, a partir das 15h. Quem comparecer poderá acompanhar as atividades de jogo da memória ambiental e a esquete teatral “Dom e a máquina do tempo”, apresentadas pelo grupo mangue e Tal.
Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)
Segundo Jardim – Boa Viagem
Terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita
Foto Sítio Trindade: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR
Foto Recife Antigo de Coração: Inaldo Menezes/Arquivo PCR
Foto exposição Tempo implacável: Carlos Augusto/PCR
Foto Otávio Bastos, que participa da programação deste sábado do Paço do Frevo: Marília Cavalcanti/Divulgação
GABINETE DE IMPRENSA