#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Fim de semana de brega, dança do ventre e atividades ambientais para o recifense

A Prefeitura do Recife está apoiando um festival de brega que será realizado neste sábado na Avenida Cais do Apolo. Além disso, a Prefeitura oferece exposições visuais gratuitas nos museus e oficinas ambientais

O Carnaval acabou, mas quem quiser prolongar a diversão no final de semana, a Prefeitura do Recife preparou algumas opções para os recifenses e turistas. Amanhã (9), o dia vai ser de brega com um festival na Avenida Cais do Apolo, de dança do ventre no Sítio Trindade e de artes no Museu da Cidade do Recife e no Murillo La Greca. Na programação deste sábado e deste domingo (10), tem também oficinas ambientais e muita brincadeira no Econúcleo da Jaqueira, no Jardim Botânico e o CAT Ambiental no Segundo Jardim em Boa Viagem.

Com lugar certo no coração de todo recifense e enraizado na cultura local, o brega vai ganhar, neste sábado, um festival aberto ao público, que contará com 17 grandes nomes do gênero. Labaredas, Kelvis Duran, Banda Torpedo, Michelle Melo, Joelma, O Conde Só Brega e muitos outros artistas sobem no palco que estará na Avenida Cais do Apolo, às margens do Rio Capibaribe. Trata-se de uma realização da TV Globo com apoio da Prefeitura do Recife.

O Sítio Trindade, localizado no bairro de Casa Amarela, gerido pela Secretaria de Cultura do Recife, também terá uma programação diferente neste sábado. A partir das 9h, celebrando o Dia Internacional da Mulher, o público presente vai curtir um aulão de dança do ventre ministrado pela professora e bailarina Veridiana Melo. E mais cedo, às 5h, também haverá a tradicional feirinha de orgânicos no local.

No Museu da Cidade do Recife, gerido pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Cultura do Recife da Fundação de Cultura Cidade do Recife, os visitantes vão conferir a exposição “Cinco Pontas” que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público e que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org.

Já o museu Murillo La Greca, estará aberto ao público, neste sábado, das 15h às 18h, com a exposição Glossário Fluvial. A mostra aborda, a partir de fotografias, os rios e os termos técnicos que envolvem o universo fluvial. Os trabalhos são do fotógrafo e ilustrador Hassan Santos e a visita é gratuita. Informações: (81) 3355-3128. O MAMAM e a Galeria Janete Costa estarão fechados neste final de semana pois estão em fase de preparação para as futuras exposições.

Quem quiser curtir o fim de semana com muito aprendizado e contato com a natureza pode visitar os equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife. Neste sábado, o público do Econúcleo Jaqueira vai poder conferir uma oficina de criação super animada que acontece às 10h.

A oficina Ecolorindo, irá ensinar a como aproveitar os galhos secos das árvores para produção de lápis. Logo após, o público ainda vai curtir toda a alegria do grupo Mangue e Tal e a apresentação da peça “Dom e a máquina do tempo”. A principal atividade do domingo fica por conta da oficina de horta caseira que vai ensinar as técnicas de produção e cultivo de uma horta e como mantê-las em casa ou no apartamento. A atividade começa às 10h, é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Outra opção de lazer no sábado é o Jardim Botânico que apresentará a oficina de poesia “Sobre plantas e bichos”. A atividade, ministrada por Flávia Gomes, começa às 10h e pretende instigar a criatividade dos participantes a pensar em temas ambientais na composição de poesias. A garotada também se reunirá para acompanhar a contação da história de “João Jiló” que trará uma reflexão sobre a necessidade de preservar as espécies ameaçadas de extinção.

No domingo, o público poderá acompanhar a atividade “Borboletando entre as árvores do jardim” seguida da oficina de criação com resíduos sólidos. A prática, que combina caminhada ecológica com oficina artística, convida os visitantes a conhecer a fauna e flora da mata atlântica e a importância das borboletas para o equilíbrio do meio ambiente. Logo após, irão aprender a como confeccionar imãs em formas de borboletas através do reaproveitamento de folhas de acetato (raio X), material extremamente nocivo à natureza e que leva cerca de 450 anos para sua decomposição.

Finalmente, o CAT Ambiental oferecerá diversas atividades no domingo, para quem prefere aproveitar o dia no clima de praia. A partir das 9h, o Econúcleo sediará oficinas de caqueira, terrário, criação de barquinhos de origami e contação de histórias em quadrinhos. Durante a tarde, as práticas começam às 14h até as 17h. Os participantes de todas as idades são bem vindos a participar das ações gratuitas.

Confira a programação completa dos Econúcleos neste final de semana:

Econúcleo JaqueiraSábado (09)

09h00 – Caminhada Ecológica: Sons e movimentos da mata

10h00 – Oficina de Poesia “sobre bichos e plantas”

10h00 – ECOlorindo: oficina de criação de lápis com galhos secos

11h00 – O Meio que se conta: contação de histórias “Tisto”

13h30 – Histórias Cantaroladas

14h30 – Gincana Ambiental: Jogo das Argolas

15h10 – O Meio que se conta: contação de histórias “João Jiló”

Domingo (10)

09h – Borboletando entre as árvores do Jardim + Oficina de criação

“borboletando coisa e tal”

11h30 – Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET

13h30 – Histórias Cantaroladas

13h40 – Caminhada poética “Caminho DiVersos”

15h – O meio que se conta: contação de histórias “As aventuras de Pé de Pano”

Econúcleo Jaqueira

  1. do Futuro, 959 – Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Jardim BotânicoSábado (09)

09h – Caminhada Ecológica: Sons e movimentos da mata

10h – Oficina de Poesia “sobre bichos e plantas”

10h – Caça Palavra Ambiental

10h – O Meio que se conta: contação de histórias “João Jiló”

13h30 –  Histórias Cantaroladas

14h30 – Gincana Ambiental: Jogo das Argolas

15h10 – O Meio que se conta: contação de histórias “ Tisto ”

Domingo (10)

09h – Borboleta entre as árvores do jardim + Oficina de criação “borboletando coisa e tal”

11h30 – Faça PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET

13h30 – Histórias Cantaroladas

13h40 – Caminhada poética “Caminho DiVersos”

15h – O meio que se conta: contação de histórias “Como aventuras de Pé de Pano”

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 – Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

CAT AmbientalDomingo (10)

09h – Oficina de Caqueiras

10h – Contação de histórias em quadrinhos “Ribe do Capibaribe”

11h – Oficina de barquinhos de origami

14h – Oficina de Terrários

15h – Contação de histórias em quadrinhos “Ribe do Capibaribe”

16h – Oficina de barquinhos de origami

Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)

Segundo Jardim – Boa Viagem

Terça a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita

 

 

 

image.png

GABINETE DE IMPRENSA

 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *