Durante o feriadão, a Prefeitura do Recife vai oferecer atividades gratuitas nos museus, teatros e parques da cidade. A programação estreia já nesta sexta (12), com a abertura do 23º Festival de Dança do Recife
Neste fim de semana prolongado, recifenses de todas as idades têm diversão garantida nos equipamentos mantidos pela Prefeitura do Recife e nos espaços públicos da cidade. A programação começa nesta sexta, com a abertura do 23º Festival de Dança do Recife, e segue com passeios turísticos de catamarã e a pé, exposições de arte e muita festa para a criançada.
Enchendo o Recife de coreografia e movimento, O Festival de Dança, promovido pela Secretaria de Cultura do Recife e Fundação de Cultura Cidade Recife, estreia com a apresentação do espetáculo Dança de Brinquedo, da Cia Mário Nascimento, de Belo Horizonte, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5.
No sábado (13), o Festival de Dança vai apresentar a Mostra de Coreografias, no Teatro de Santa Isabel, às 19h, com artistas de Pernambuco e São Paulo. No Teatro Barreto Júnior, subirá ao palco o espetáculo Salão, do Grupo Casa 4 (BA), às 21h15. Já no Teatro Luiz Mendonça, o público vai acompanhar o ZHU, de Mário Nascimento (BH), às 19h. No domingo (14), haverá mais uma Mostra de Coreografias no Teatro de Santa Isabel a partir das 19h; além de apresentação do espetáculo Z.I.G.O.T.O, solo Autoral de Patrícia Pina Cruz (PE), às 21h, no Teatro Hermilo Borba Filho. Mais cedo, às 18h, no Teatro Luiz Mendonça, será apresentado o espetáculo internacional WOW, da Debris Company (Eslováquia).
No Sítio Trindade, a farra do Dia das Crianças vai ser boa. Das 14h às 18h da sexta-feira, será oferecida uma extensa programação gratuita e aberta ao público, com show de mágica, apresentação do Boi da Mungangá de Beto Filho, brincadeiras populares com o grupo Incrife e até cinema da lona do circo, com o projeto Cine na Rua, além de bazar de roupas e feiras de artesanato e guloseimas.
O Museu da Cidade do Recife convida a criançada a brincar à moda antiga, com toda a família nesta sexta-feira. Às 10h, será oferecida uma oficina de pipas, para ensinar os pequenos a confeccionar seus próprios brinquedos. A produção, cada um poderá levar para casa. À tarde, a partir das 15h, haverá atividades como corrida de saco, barra-bandeira, peteca e ioiô. Para participar, é só chegar. E durante todo o feriado, os visitantes também podem conferir a exposição “Cinco Pontas”, que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância da edificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Informações: (81) 3355-9540.
No Paço do Frevo, não faltarão oficinas e atividades lúdicas durante o mês de outubro. Nesta sexta-feira, o acesso será gratuito para crianças de até 12 anos e os pequenos poderão conferir a oficina de máscaras de papel machê Quem é Você?, que será realizada às 10h e às 15h. São apenas 15 vagas e as inscrições podem ser feitas na hora, na recepção, inclusas no valor do ingresso da visitação. No sábado (13) e domingo (14), às 16h, a atividade “Cortejando” propiciará aos pequenos a produção de personagens e objetos do carnaval com materiais reutilizáveis. Para saber mais: www.pacodofrevo.org.br ou (81) 3355-9500.
Para as crianças que gostam de colocar a mão na massa, a pedida será participar das oficinas de brinquedos populares, origami e culinária Infantil Saudável e Sustentável, realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA). Elas acontecerão na sexta (12), no Econúcleo do Parque da Jaqueira. A oficina de culinária ocorrerá às 10h, sob a batuta da gestora ambiental Angélica Nobre. Já a atividade de confecção de brinquedos acontecerá às 15h, e vai instruir a turminha a como transformar materiais recicláveis em jogos divertidos. Quem vai mostrar o passo a passo é a professora da Escolinha de Arte do Recife Zenaide Ramos.
No Jardim Botânico, a criançada fará um mergulho no universo da floresta com a Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem, com saídas às 10h e às 14h. No mesmo dia, às 10h, vai rolar uma oficina de culinária sustentável. Os pequenos também poderão se divertir com as trilhas dos Saguis, no sábado, e do bicho preguiça, no domingo. Eles vão conhecer os hábitos desses animais que vivem na reserva. Para participar, é preciso chegar cedo e se inscrever na recepção do equipamento.
O Jardim do Baobá, nas Graças, será palco de atrações para a garotada comemorar a data especial. No domingo, haverá oficinas de arte em feltro, culinária sustentável e fantoches, no espaço público. Os arte-educadores também vão fazer contação de histórias para os meninos e meninas. Já os pais poderão conferir o artesanato, comidas típicas, literatura, plantas e muita música que será levada pela Feira Livre do Poço. O acesso ao local é gratuito e a programação começará às 9h.
Já a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife também organizou uma programação especial para a criançada nesta sexta-feira (12). Nos parques Santana, Macaxeira, Caiara e Santos Dumont não vão faltar recreação e atividades esportivas. Nos quatro parques, das 14h30 às 16h30, vai ter frescobol, slackline, vôlei, tacobol e futebol, além de atividades lúdicas. Nos parques Santana vai ter ainda apresentação de magia, das 16h30 às 18h, enquanto no Caiara acontecerá uma apresentação circense, no mesmo horário. O Macaxeira e Santos Dumont recebem, ainda, parte da programação do Festival Animage, que privilegia a essência artística e cinematográfica da linguagem da animação, das 17h30 às 19h30.
Para os recifenses mais crescidos à procura de programação gratuita nesta sexta, haverá o lançamento do catálogo da exposição Carimbos, do artista José Cláudio, às 15h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM). Na ocasião, o público vai poder conversar com o artista e adquirir o catálogo gratuitamente. O Museu estará aberto a partir das 14h30. Para mais detalhes: (81) 3355-6871.
Na manhã do sábado, o passeio de catamarã do Olha! Recife será dedicado às pontes do Capibaribe. No trajeto, desfilarão sobre os participantes, as pontes da região central da cidade cercadas de palácios, edificações históricas, igrejas, monumentos e manguezais. À tarde, o trajeto de ônibus vai fazer um panorama pelo movimento protestante no Recife, visitando algumas das primeiras congregações instaladas na cidade e seus belos templos, os quais se destacam na paisagem. No domingo (14), o passeio a pé percorrerá a Avenida Rosa e Silva, observando o conjunto de construções ecléticas, neoclássicas e modernistas da avenida. Saiba mais: www.olharecife.com.br
GABINETE DE IMPRENSA