Para os católicos do Recife, a primeira metade do mês de julho é um momento de celebração e adoração a Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital pernambucana. O período é tradicionalmente marcado por festejos e cerimônias solenes populares na cidade. Em 2019, a tradição não será diferente: serão 100 eventos variados em 16 dias de festa no Centro do Recife, entre missas especiais, exposição fotográfica e diversas apresentações musicais que acontecem do dia 1º e até o dia da santa, 16 de julho.
Neste ano, o diferencial é que acontece a comemoração dos 100 anos da coroação canônica da mãe do Carmelo como Rainha do Recife e de Pernambuco, o que tem estendido as comemorações e adorações, que se iniciaram ainda em 2018 com o Festival Carmelo Canta. Em homenagem ao centenário, o tema escolhido para 2019 será “Mãe do Carmelo, há 100 anos Coroada, Te Louvamos!”
A abertura da festa e hasteamento da bandeira acontecerão no dia 6 de julho, às 10h, em missa solene presidida pelo frei Sormani José, prior provincial da Ordem Carmelita, na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. A preparação para o conhecido novenário da Festa do Carmo começará no dia 1º de julho, com a santa missa. Até o dia 5 de julho, as missas acontecerão às 7h, 8h, 12h e 18h diariamente. Já o novenário começará a partir do dia 6 de julho, no mesmo dia da abertura oficial.
A festa contará com apresentações musicais que começarão no dia 12 e terminarão no dia 16, reunindo artistas de destaque como a cantora Adriana Arydes, Almir Rouche e Dudu do Acordeon. A exposição fotográfica “Rainha de Pernambuco” será inaugurada na próxima segunda-feira (1º), abordando os aspectos históricos da coroação. De acordo com o frei Rosenildo Alexandre, o objetivo da mostra é “fazer uma viagem no tempo mostrando tudo o que aconteceu em 1919”. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 11h e das 13h às 16h até setembro no Convento do Carmo do Recife, ao lado da basílica.
Para garantir o bem-estar, segurança e mobilidade da população, a festa contará com o apoio da Prefeitura do Recife em áreas estratégicas, como trânsito e saúde. “Haverá o Samu de plantão 24h para atender todas as ocorrências. E também a Guarda Municipal, a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) com o planejamento e ordenamento do trânsito, tendo em vista que teremos áreas isoladas para que o parque seja montado”, explicou o secretário executivo de Cultura do Recife, Eduardo Vasconcelos.
O encerramento das atividades será no dia 16 de julho, Dia de Nossa Senhora do Carmo. A programação religiosa será intensa dia, se encerrando com Procissão com a Imagem da Padroeira e missa campal, que terá como presidente o cardeal e arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. Após missa solene, a tradicional procissão seguirá pela avenidas Martins de Barros; Praça da República, Rua do Sol e avenidas Guararapes e Dantas Barreto, até chegar à Praça do Carmo.
Confira programação do Dia de Nossa Senhora do Carmo (16/07):
– Missas na Basílica: 5h, 6h, 7h, 10h, 12h, 13h e 14h;
– Missas no Claustro: 5h30, 6h30, 7h30, 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30 e 13h30;
10h – Missa solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido.
16h – Missa Campal seguida presidida pelo cardeal e arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. Após missa, procissão seguirá pelas ruas do Recife até a Praça do Carmo.
Programação musical (12-16 de julho)
Sexta-feira (12/07)
21h – Forró das Estrelas e
22h30 – Almir Rouche
Sábado (13/07)
21h – Adriana Arydes
Domingo (14/07)
21h – Padre João Carlos
Segunda (15/07)
21h – Dudu do Acordeon
22h30 – Banda Los Cubanos
Terça (16/07)
19h – Padre Damião Silva
21h – Irah Caldeira
Fonte: Folha PE
Foto: Kleyvson Santos/ Folha de Pernambuco