#ÉFOCOÉNOTICIA

Estudantes da zona rural do Cabo são premiados no 1ª Concurso de Desenho e Fotografia do Núcleo do Campo

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Educação, premiou os estudantes ganhadores do 1ª Concurso de Desenho e Fotografia do Núcleo do Campo, setor de escolas da Rede Municipal de Ensino da zona rural. O tema da competição foi o “O olhar da agricultura familiar voltado para o resgate cultural da pessoa do campo”.

O concurso teve duas categorias: uma de Desenho colorido para alunos do 1ª ao 5ª ano do Ensino Fundamental; e outra de Fotografia para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Os ganhadores da categoria desenho foram: Allany Vitória da Silva Moraes, da Escola Vereador José Procópio do Nascimento, em 1º lugar; e Ingrid Tais Melo Vicente, da Escola Vereador Gilberto Fragoso, em 2º lugar.

Na categoria fotografia, os vencedores foram: Jadson Roberto de Lima, da Escola Dr João Lopes e Lisvania de Souza Silva, da Escola Dr Humberto da Costa Soares. Todos os ganhadores receberam um smartphone. “Estou muito feliz, nem imaginava ganhar. Amo fazer foto espontânea e quando vi o arco-íris tirei logo”, disse Lisvania.

A escolha dos estudantes foi feita, em primeira etapa, nas instituições e cada escola enviou dois representantes de cada categoria. Em seguida foi montado um painel na Secretaria Municipal de Educação e os membros do órgão fizeram uma votação interna. “Essa ação foi criada para estimular os estudantes da zona rural e conscientizá-los sobre a preservação do ambiente de campo, onde eles vivem, e sobre a valorização da cultura desses locais. O concurso fomenta várias habilidades dos estudantes, desde o olhar crítico à pesquisa sobre as peculiaridades de onde vivem”, afirmou o secretário municipal de Educação, Heberte Gomes.

A gestora da Escola Dr. João Lopes, Lúcia Maria Araújo, afirmou que essa é uma oportunidade ímpar para os estudantes. “Os estudantes da zona rural são muito esforçados, mas nem sempre têm oportunidades. Essa é uma forma de valorizar esses alunos que muitas vezes são esquecidos por estarem distantes da zona urbana. Fico muito feliz de ver esse concurso acontecendo e saber que um dos estudantes da nossa escola levou o primeiro lugar”.

A mãe de Jadson Roberto, ganhador da categoria fotografia, Joseane Bonifácio, elogiou a iniciativa. “Sempre morei e estudei na área, mas na minha época não tive essa oportunidade. Fico muito feliz de ver meu filho tendo essa oportunidade”.

Secretaria de Comunicação Social do Cabo de Santo Agostinho

Foto: Diulgação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *