Técnicas como o laser e cirurgias na genitália feminina podem ajudar a reparar disfunções decorrentes de envelhecimento e doenças
De acordo com o último Censo da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBCP), o Brasil é um dos campeões em procedimentos íntimos. Só de plásticas vaginais são realizadas mais de 25 mil cirurgias. Apesar desse número expressivo, o assunto ainda causa estranheza e o que muitas pessoas não sabem é que vários desses procedimentos utilizam técnicas que vão além da questão estética, aumentando a autoestima e reparando disfunções.
A ginecologista da clínica Íntima, Drª Regina Didier, afirma que uma técnica muito utilizada é o laser, que pode ajudar na lubrificação da vagina e é coadjuvante nos tratamentos como o de incontingência urinária. “Algumas pacientes na menopausa ou com câncer acabam tendo uma baixa de hormônio e consequentemente dificultando a vida sexual destas mulheres. Quando o laser é aplicado na região, ele estimula o colágeno e se torna uma alternativa para aumentar a lubrificação do local”. Além disso, o laser auxilia no clareamento da vulva.
Outro incomodo é o tamanho dos pequenos lábios, que podem causar vergonha em muitas mulheres, principalmente nas relações sexuais ou ao usarem roupas justas. Segundo a Drª Regina Didier, isso pode ser reparado por meio da labioplastia ou ninfoplastia, cirurgia que realiza um pequeno corte a fim de diminuir os lábios genitais.
Apesar dos benefícios estéticos e funcionais, a Drª Regina Didier alerta que é preciso que a paciente passe por uma avaliação ginecológica antes de qualquer procedimento na região e reforça a necessidade de profissionais da área realizarem a técnica. “Outros especialistas de áreas dermatológicas e estéticas oferecem esse tipo de procedimento, mas isso pode ser perigoso, pois apenas um ginecologista vai saber como está a mucosa da paciente e como o laser deve ser aplicado”.
Íntima
A clínica de estética íntima e funcional, Íntima, foi inaugurada no Recife em março de 2018 e é pioneira em Pernambuco na área ginecológica. À frente do consultório está a especialista em estética íntima e funcional, a Drª Regina Didier, CRM 6325. No local, são realizados procedimentos como labioplastia, laser de rejuvenescimento íntimo, clareamento genital e da virilha, correção de atrofia vaginal e preenchimento genital.