Personagens da Coleção Liga Pela Paz foram ilustrados no muro da escola, dando vida ao ambiente externo que antes era afetado com o descarte inadequado do lixo
A última quarta-feira (20 de junho), tornou-se palco de um momento de sensibilização e integração, unindo a comunidade escolar, a população e os familiares de alunos, em torno da conscientização ambiental e melhoria da convivência. Assim se resumiu o dia de aula dos estudantes da Escola Municipal Aristheu Figueiredo, no bairro da Charneca, no Cabo de Santo Agostinho.
Na ocasião, os alunos promoveram uma grande ação educativa na área externa da instituição, que contou com apresentação de paródias, danças e fantoches, além da confecção e distribuição de panfletos. Como culminância, houve a inauguração da nova pintura do muro da escola, que passou a contar com a ilustração dos personagens da Liga Pela Paz, presentes na coleção destinada ao Ensino Fundamental I e desenvolvida pela organização Inteligência Relacional.
De acordo com as gestoras, o evento surgiu com o propósito de unir toda comunidade em torno de um problema com o descarte inadequado do lixo na região, utilizando o diálogo, o respeito e a reflexão para encontrar uma solução conjunta. A partir disso, elas almejam, ainda, a construção de uma Cultura de Paz acerca dessa temática e de outras que venham a surgir.
“A pintura do muro com os personagens da Liga Pela Paz, e uma mensagem de respeito ao meio ambiente, foi uma de nossas estratégias para que essa representatividade chegue além do ambiente escolar, envolvendo também a comunidade”, enfatizou a gestora Morgana Almeida. “As atividades desenvolvidas com os alunos visaram mostrar que a escola é de todos nós, assim como o ambiente do entorno, construindo, dessa forma, um respeito mútuo”, concluiu a gestora Adriane Barros.
Para a Secretária de Educação do Cabo, Sueli Nunes, ações positivas como essa já acontecem em várias escolas do município, possibilitando que o trabalho pedagógico vá além das dependências da sala de aula e seja efetivo com a ajuda de todos. “Com a chegada da Educação Emocional e Social está sendo possível a ampliação de relação de valores, de entendimento e de sentimento, ressignificando o papel de cada cidadão, como nessa atividade que tratou do meio ambiente”, completou.
O casal Valmira Maria e Adair José Pereira, pais de um aluno da escola, avaliou o evento como uma oportunidade de conscientização e aprendizagem com a atitude das crianças. “É muito importante ver a união da escola em prol da resolução de um problema, a exemplo do descarte do lixo, que fazia parte da rotina de todos de nossa comunidade”, defendeu Valmira.
A Escola Municipal Aristheu Figueiredo possui cerca de 380 alunos, do primeiro ao quinto ano, com idades entre seis e 11 anos.