No mês que constam no calendário três datas relevantes para as áreas do livro (29), leitura (12) e biblioteca (23), alunos da Escola Municipal Maria Madalena Tabosa Lopes, em Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, realizam nesta terça (23) ação que unirá trânsito e educação. Com faixa e cartazes, os pequeninos abordarão os motoristas que passarem pelo Sistema do Paiva para incentivar o gosto pela leitura e testemunhar como as publicações têm mudado a vida deles.
O chamado pedágio literário ocorrerá na Rota dos Coqueiros – via pedagiada que dá acesso à Reserva do Paiva e a praias do litoral sul – das 8h30 as 9h30, na Praça de Pedágio de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho.
Ano passado, a unidade de ensino alcançou a melhor média do Via Escola – programa de responsabilidade social da concessionária para incentivar a formação continuada de educadores do ensino básico. Como resultado, a prática fez subir os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A média do município era 4.5 e a escola obteve a pontuação 5.6, ano passado.
#Outras informações sobre o Via Escola:
O Programa Via Escola – que recebeu aporte de R$ 5 milhões – foi aplicado durante cinco anos, como projeto-piloto, em 12 escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. A ideia é que a metodologia seja replicada como boa prática a outros municípios do Estado.
Criada pelo Instituto Chapada de Educação e a primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Pernambuco, a iniciativa permitiu a criação de um ambiente de troca de experiência entre os educadores, melhoria do desempenho das práticas pedagógicas.
Escola Municipal Maria Madalena Tabosa Lopes, no Cabo de Santo Agostinho.
Saiba mais sobre a Rota dos Coqueiros
É a concessionária responsável pela operação e manutenção do sistema viário, que dá acesso à Reserva do Paiva e a praias do litoral sul. Com 6,5 quilômetros de extensão da PE-024, a via litorânea pedagiada liga os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho e também conta com cliclovia. Trata-se da primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Pernambuco, celebrada em 2006 com o governo do Estado, e a primeira PPP de rodovias no Brasil. A iniciativa adota a gestão compartilhada entre o poder público e a concessionária. Site: www.rotadoscoqueiros.com.br