#EFOCONAECONOMIA

Distribuidora pernambucana cresce sete vezes no primeiro ano de funcionamento

Startup Praso é destinada ao varejista de bares, restaurantes e hotéis, além do pequeno empreendedor de alimentação

Fundada em novembro do ano passado, a startup pernambucana Praso celebra um ano da plataforma destinada ao pequeno varejista de alimentação e hospedagem. Presente em várias cidades de Pernambuco, além de Fortaleza e João Pessoa, a marca cresceu sete vezes em volume de vendas ao longo deste primeiro ano.

Oferecendo produtos de alimentação, limpeza, bebidas e perecíveis, com entrega em 24 horas e preços convidativos, a plataforma já conta com mais de 15 mil clientes cadastrados. “Conseguimos entregar milhares de pedidos durante o ano, ampliando nossa atuação para o agreste, alcançando o litoral sul e abrindo novas operações em Fortaleza e João Pessoa, disse Samuel Carvalho, fundador e CEO da plataforma.

“Uma de nossas frentes é ganhar penetração maior nas cidades em que já estamos e também nos clientes que já atendemos. Recentemente, expandimos nosso mix no Grande Recife, adicionando queijos, carnes e outros itens de logística refrigerada. Seguiremos do lado de dentro do balcão, ouvindo nossos clientes e garantindo que iremos oferecer a experiência mais completa que pudermos”, acrescentou Samuel.

Atualmente, a Praso emprega 70 pessoas e possui vagas a serem preenchidas, à medida que novas operações e expansão da plataforma vão ocorrendo. Com a sede do Recife, por exemplo, existem atendimentos diários em Gravatá, Bezerros, Vitória, Caruaru, Tamandaré, entre outros.

PERFIL – Tanto no Recife, quanto em Fortaleza e João Pessoa, os restaurantes são maioria na base de clientes da Praso, seguido pelo segmento de confeitaria – que apresenta uma grande crescente devido à ausência de pedido mínimo da Praso e à expansão de mix de produtos – e por padarias. Contamos com mais de 700 produtos catalogados, incluindo carnes, queijos, óleos e gorduras, bebidas e muito mais. “Além disso, semanalmente adicionamos mais à nossa plataforma, que pode ser conferida na categoria especial de ‘Novos Produtos’ no site”, acrescentou Samuel.

APLICATIVO – Nos primeiros dez meses de vida, as compras junto à Praso eram feitas pelo site praso.com.br. No entanto, em setembro, a empresa lançou um aplicativo para smartphones e tablets, para agilizar e facilitar a vida dos clientes. Por lá eles recebem ofertas exclusivas direcionadas para seu segmento, de forma que não perdem nenhuma oportunidade de comprar com o melhor preço.

FUNDADORES – A startup foi fundada por jovens promissores. Com 20 anos, Samuel Carvalho é o CEO e acumula passagem relevante pela Stone, empresa listada na bolsa de valores Nasdaq de Nova Iorque. Ele ingressou na Universidade de Stanford (EUA) aos 16 anos, onde frequentou os cursos de Ciência da Computação e Economia como bolsista do programa de líderes da Fundação Estudar, fundada pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann.

Ao lado de Samuel, Fernando Bilfinger, 22 anos, é co-fundador da Praso e também bolsista de Lemann com curso de Ciência da Computação na Universidade de Yale (EUA) e passagens por Facebook e Hashdex. Logo entraram no time João Luís Guedes, 23, engenheiro mecânico pelo ITA e com experiência no mercado financeiro de São Paulo, e Rodrigo Castellari Affonso, 29, engenheiro aeronáutico pelo ITA, com MBA pela Universidade de Berkeley (EUA), que já foi do iFood e da McKinsey.
 
 
#foconafonte: Pedro Paulo Catonho

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *