Direto de Brasília, DF
Chegamos ao fim desta minissérie. No artigo passado citamos os 17 Objetivos da ONU, para o desenvolvimento social e econômico dos países-membros e demais se inspirarem, planejarem, legislarem e executarem.
Todos os políticos e dentre eles os que governam por meio dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo sabem que planejamento, por mais excelente que seja, sem a Execução, não passa de mais uma falácia de horizontes ilusórios.
No artigo anterior também indaguei: o Brasil absorve os 17 Objetivos da ONU, como modelo de transformação substancial, social e econômica?
E indaguei mais: os índices políticos brasileiros, em relação ao progresso e prosperidade, nos colocam na faixa VERDE, AMARELA, OU VERMELHA, do extremo perigo de dano, estagnação e retrocesso?
Chegou a hora de conhecermos, em resumo, os números que mostram que a classe política brasileira, só possui compromisso consigo; que há 523 anos eles sabem o que fazer e não fazem porque não querem; que há recursos humanos e materiais para elevar o Brasil à categoria de país hegemônico, mas que o que interesse dos nossos políticos é colocar algemas no cérebro, no poder criativo de nossa Nação.
O que nossos políticos pensadamente querem e fazem, acima de tudo, é aplicar a tática política do dividir para conquistar. Criam guetos ideológicos das mais variadas espécies, como gueto do mimimi, gueto do politicamente correto, guetos no qual categorizam pessoas sob o selo de “quem lacra e quem não lacra”; do “quem é sofisticado por pensar que pensa saber, o que é ser de esquerda e de direita”. Ao final, o que temos é a fossa de dejetos na qual estamos afundados e afundando cada vez mais há 523 anos, e contando.
Nessa gangorra política, social e econômica do “parquinho infantil chamado Brasil”, no qual nossos políticos brincam há 523 anos(e contando) com o presente e futuro da Nação, eles “trolam” o povo com sofisticadas promessas palanqueais de que a extremidade em que a Nação está subirá, mas sentaram na gangorra e quebraram propositalmente o mecanismo que permite à parte do povo subir, para que, ao final, a brincadeira cause algum prazer para os dois lados.
Os índices de corrupção política, de miséria, pobreza, fome, insegurança e criminalidade, de falta de moradia, de infraestrutura deficiente, de precariedade no sistema de saúde, de desemprego, por exemplo, são a prova que os governos brasileiros são como os tolos, que mesmo presentes estão ausentes.
Por diversas vezes já escrevi em meus artigos e livros que a direita e o centrão brasileiro não me representam. Eu amo a Nação brasileira, e duvido que alguém entenda realmente o que quero dizer, sem que leia e medite sobre meus livros em Ciências Sociais, especialmente ‘O Dilema da Lealdade Dividida entre Nação e Estado e as Doutrinas Sociais que Governam o Mundo”.
Pesquiso há décadas, visitei, fotografei e fiz dossiê em países comunistas e socialistas. Tenho ojeriza a Comunismo e Socialismo do tipo chinês, “rogeriano ou wateriano”, como queiram, que vive pregando nos palco-palanques “RESISTA AO CAPITALISMO, RESISTA AO CAPITALISMO”, enquanto tudo que desejam é caviar.
O que os governos brasileiros querem, e os de esquerda são os campeões nesta tática, é que nos dividamos cada vez mais, como se fôssemos o personagem do ator James McAvoy, o Kevin Wendell Crumb, o “Fragmentado”, do filme de M. Night Shyamalan, que possui 23 personalidades diferentes e trai com requinte de perversidade a quem está a seu redor, apenas para satisfazer seus desejos psicopáticos.
A Política Formal (a falsa) é tão perversa que faz até a Matemática(ciência exata) mentir, quando deturpa os índices que lhe são desfavoráveis. Todavia, como eles se aproximam da verdade, eis alguns índices políticos, sociais e econômicos brasileiros, que, em relação ao progresso e prosperidade, nos colocam na faixa VERMELHA, do extremo perigo de dano, estagnação e retrocesso:
1 – ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO
Entre 180 países analisados, em 2012 o Brasil era o 69º, em 2020 o 94º, hoje, em 2023, já somos o 96º, colocação no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), segundo levantamento da Transparência Internacional.
Quais as consequências disto?
2 – ÍNDICE DE MISÉRIA SOCIAL E ECONÔMICA
O “índice de miséria no Brasil atingiu 23,47 pontos em maio, dado mais recente, no maior valor desde o início da série histórica, em março de 2012. O recorde negativo foi puxado por aceleração da inflação, aumento do desemprego e do custo de vida e queda da renda. Calculado pela LCA Consultores a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice mede a satisfação da sociedade com a economia”
(Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/08/12/indice-de-miseria-brasil-recorde-inflacao-desemprego.htm?cmpid=copiaecola”)
3 – ÍNDICE DE POBREZA SOCIAL E ECONÔMICA
“Pobreza social bate recorde e atinge 64,6 milhões de brasileiros durante pandemia, diz estudo (…) Entre 2020 e 2021, 11,7 milhões de pessoas entraram em situação de pobreza, elevando a 30,4% a taxa de pessoas nessa condição. (Por André Catto, g1: 02/02/2023)
4 – ÍNDICE DE CRIMINALIDADE
“A Organização Mundial da Saúde (OMS), agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), declarou que, em 2018, O BRASIL era o nono país mais violento do mundo. A cada 100 mil habitantes, temos uma média de 31,1 homicídios. Nossa média de homicídios é cinco vezes maior que a média mundial. À frente do Brasil nesse cálculo estão apenas: (destaques meus)
-
Honduras
-
Venezuela (desde a crise política)
-
El Salvador
-
Colômbia
-
Trinidad e Tobago
-
Jamaica
-
Lesoto
-
África do Sul”
(Veja mais sobre “Violência no Brasil” em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/violencia-no-brasil.htm#Viol%C3%AAncia%20No%20Brasil%20E%20No%20Mundo)
5 – ÍNDICE DE DÉFICIT DE MORADIA
“Há falta de 5,9 milhões de moradias e a necessidade de investimentos anuais de R$ 228,7 bilhões para a construção de 1,2 milhão de unidades por ano, até 2030″. (Por Ana Carolina Diniz – 23/08/2022)
6 – ÍNDICE DE DESEMPREGO
EM 2023, segundo o IBGE – “Com isso, o número absoluto de desocupados teve alta de 10% contra o trimestre anterior, chegando a 9,4 milhões de pessoas.
9.400.000 (nove milhões e quatrocentos mil) pessoas sem emprego!
Quais os efeitos dominó disto, inclusive os que não são divulgados? Suicídios, depressões, síndromes, aumento na criminalidade?
7 – ÍNDICE DE DÉFICIT DE LEITOS HOSPITALARES: a saúde pública é ruim e a privada suplementar não é fiscalizada e cobra “os olhos da cara”!
Dados da Associação Nacional de Hospitais Privados – Anahp:
– 4 entre 10 brasileiros reprovam a saúde no Brasil;
– 45% aprovam o SUS, mas apontam carências: exames e consultas são o maior desafio para 8 entre 10 usuários e a falta de médicos é a principal queixa de quem vai a postos de saúde;
– 5 em cada 10 brasileiros que pagam pela saúde suplementar não estão satisfeitos;
A qualidade dos profissionais é o que mais pesa na hora de avaliar um hospital, para 43%;
– 73% dos brasileiros gastam até 33% da renda com despesas de saúde;
para a maioria, mais investimentos em inovação e tecnologia (28%) e mais medicamentos gratuitos pelo SUS (22%) deveriam ser as prioridades…
(https://www.anahp.com.br/podcast/a-saude-no-brasil-em-2023-desafios-prioridades-e-mudancas-necessarias/#:~:text=4%20entre%2010%20brasileiros%20reprovam%20a%20sa%C3%BAde%20no,que%20pagam%20pela%20sa%C3%BAde%20suplementar%20n%C3%A3o%20est%C3%A3o%20satisfeitos%3B)
Seja pela tal “Viveza Criolla”, latino americana, que é o mesmo que o “jeitinho brasileiro”, o fato é que o povo adora seus “bons ladrões”, os tais que roubam, mas fazem. Os eleitores sequer prestam atenção ao fato que os Políticos não são o que eles dizem, mas o que eles escondem! E, é na clandestinidade, que os planos mais sórdidos são traçados para saquear a Nação, porque a clandestinidade é o bastidor perfeito para o corrupto agir.
De minha parte, de minhas décadas de trabalho, de meus 24 anos de estudos acadêmicos que vão do fundamental a Doutorado e cursos pós-doutorais; dos 19 livros escritos em Ciências Sociais e outros que estão por vir, sendo vários deles frutos de vários anos de pesquisa, sinto que tenho combatido o bom combate e guardado minha fé na Ética Pública. Se isto parece ingênuo, assim escolhi viver e morrer, amando a Nação e odiando o Estado e sua “troop”, que de falácia em falácia engana e destrói o futuro da Nação.
Como entro em férias hoje, DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL E UM 2024 COM SAÚDE, PAZ E PROSPERIDADE! Ah, entenda que a prosperidade pessoal, acadêmica, e profissional depende de você conectar sua “TOMADA DA VONTADE”, no plugue energizado da AÇÃO.
LEIA SEMPRE, PORQUE LER INFINITA A MENTE E IMAGINA A AÇÃO!
Eis o link exclusivo para adquirir a enciclopédia “Corrupção no Mundo”, composta por cinco livros e pela qual fui INDICADO em setembro de 2023, PELA TERCEIRA VEZ, EM DOHA, CATAR, em cooperação com a ONU, ao www.aceaward.com – o prêmio mais significativo do mundo a quem pesquisa corrupção política com dinheiro público. Adquira em www.paralelo43.com.br
Eis o link para adquirir os três abaixo: www.livrariaatlantico.com.br e www.paralelo43.com.br
Clique sobre os links: