Segundo nossos leitores, não existe duvida alguma que são nefastos o autoritarismo e os ataques à democracia. Não é possível admitir que determinadas decisões oriundas do âmbito Estatal esteja contrário à democracia.
Que país é este que alguns tanques de guerra circulam pelas ruas, e pessoas são proibidas de circular apenas por omitir suas insatisfações politicas? Está tudo muito confuso. Percebe-se um amplo movimento de ataques mútuos entre os três poderes, principalmente quando estes são questionados por ações duvidosas ao real direito do Cidadão.
Um autoritarismo jamais visto na história deste país, em que o principal prejudicado é quem de fato Emana o Poder sobre todos. A Democracia brasileira está ameaçada, muito mais por aqueles que deveriam garantir sua praticidade. Como é possível crer na democracia quando inúmeros políticos CORRUPTOS estão exercendo cargos públicos? Como acreditar na democracia que ao invés de punir o CORRUPTO lhe concede plena liberdade.
A democracia ao qual dizem existir nos remete a reflexão do legislador ateniense Sólon. “Iníquos são oscorações dos governantes do povo, que um dia padecerão de muitos sofrimentos porseu enorme orgulho (hybris): pois não sabem conter seus excessos”. Enriquecem com ações injustas, e roubam para si a torto e a direito, sem respeitar a propriedade sagrada ou a pública […].SÓLON apud DEMÓSTENES. In: VAN ACKER, Maria Tereza Vanna.
Grécia: a vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994. p. 60. (História geral em documentos). Ao pesquisar a palavra autoritarismo no dicionário, encontramos a definição relacionada às pessoas autoritárias, ou de um modelo de governo que concentra o poder nas mãos de uma, ou poucas pessoas que são amplamente contraria a democracia participativa.
O povo está sem representatividade digna aos seus anseios. Talvez seja necessária uma reformulação imediata ao modelo político administrativo. O presidente deve ser escolhido pelo povo assim, como todos os demais representantes que atuam nos três poderes, ou seja, da mesma forma que possam ser escolhidos para os
respectivos cargos, possam também ser substituídos, caso haja alguma irregularidade em suas ações. Não parece coerente que a indicação de um governante CORRUPTO, seja aceita para alguém que ele possa indicar para exercer qualquer cargo público, principalmente de Ministro seja aceito.
Onde está a lógica da ética em uma situação vergonhosa deste tipo? O povo Brasileiro já não aguenta mais tantas denuncias envolvendo ministros, políticos ou pessoas que são pagas pelos impostos dos cidadãos e que exercem função pública, e ainda atuam em algum dos órgãos relacionado aos três poderes.
A situação demonstra um show de irregularidades entre os poderes, e isso nos envergonha a cada escândalo descoberto. Cabe ao cidadão impedir que os desejos tirânicos dos CORRUPTOS em se perpetuarem no poder não se transformem em realidade.
A Democracia permite ao cidadão confiar na gestão publica, mas, se por um acaso, qualquer um, dentre aqueles que atuam na gestão pública, seja qual for sua função, não oferecer confiança relacionada aos seus atos, o povo tem total direito de questionar e se manifestar contra aqueles que não respeitam as leis e atuam de forma insatisfatória aos anseios da nação.
Sendo assim o Poder que Emana do Povo, resulta na democracia que exige mudanças urgentes na situação política que país enfrenta.