#ÉFOCOÉNOTICIA

Cultura de Paulista estreita parceria com artista popular Zeca do Rolete

Encontro aconteceu nesta terça-feira (25.07), na residência do artista, no Janga

Em busca de fomentar o cenário artístico cultural e estabelecer uma parceria para eventos no segmento na cidade de Paulista, o secretário executivo de Cultura, Rubens Conde, realizou uma reunião com o renomado artista popular, José Galdino dos Santos, mais conhecido como Zeca do Rolete. O encontro aconteceu, nesta terça-feira (25.07), na residência do artista, no bairro do Janga.

Durante o encontro, foi oficializada a participação de Zeca no Projeto Ciranda Viva, com a apresentação prevista para o próximo mês de agosto. Além disso, foi anunciado o Festival de Cultura Popular, que será uma parte das celebrações do aniversário de emancipação da cidade.

O Projeto Ciranda Viva tem como propósito levar a cultura local para diversos espaços de lazer da cidade, como praças, parques, escolas e shoppings. A iniciativa visa salvaguardar uma das manifestações mais emblemáticas do município de Paulista.

Em sua trajetória, Zeca do Rolete conquistou reconhecimento por sua arte, ganhando o nome artístico ao vender roletes de cana-de-açúcar, cortados em rodelas e espetados em palitos, no Alto da Sé, em Olinda.

Desde seus 12 anos de idade, ele canta e compõe cocos, uma arte que aprendeu com seu pai e avô. Nos anos 80, Zeca também se dedicou a mobilizar crianças e jovens de sua vizinhança em torno de um pastoril, onde encenava a figura do Véio. Além disso, sua habilidade musical abrange a ciranda e o maracatu.

Essa iniciativa da Secretaria Executiva de Cultura demonstra o compromisso com o fomento à cultura popular local e a valorização de artistas como Zeca do Rolete, que desempenham um papel importante na preservação das tradições e identidade cultural da região. Com o Festival de Cultura Popular e o Projeto Ciranda Viva, a cidade de Paulista promete proporcionar experiências culturais enriquecedoras para seus moradores e visitantes.

 

Fotos: Danilo Brito/Prefeitura de paulista

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *