#ÉFOCOÉNOTICIA #ÉFOCONASREDES

Crianças do Instituto do Autismo fazem pintura de vaga na Arena PE

Ato simbólico faz referência ao Abril Azul, mês voltado à conscientização do autismo

A Arena Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (24), um grupo de crianças e familiares atendidos pelo Instituto do Autismo (IDA) para um ato simbólico pela conscientização e valorização da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA): a pintura de uma vaga de estacionamento especial. “É um ato simbólico que representa um trabalho diário, para que mais e mais pessoas estejam conscientes sobre os direitos das pessoas com autismo. Para nós, representa muito mais que a pintura de uma vaga exclusiva, mas o ato de dizer para a sociedade que o autista também tem vez e voz”, comenta o diretor geral do Instituto do Autismo, Kadu Lins.

De acordo com Kadu Lins, o ato celebrado nesta quarta foi o início da parceria com o Governo de Pernambuco, sendo a primeira ação realizada na Arena Pernambuco. A pintura foi realizada pelas crianças com TEA, atendidas pelo IDA, ao lado de Kadu Lins e do presidente da Arena, Marcos Nunes e equipe. Foi um momento de atividade para as crianças, que logo após a pintura da vaga exclusiva foram conhecer o campo de futebol do estádio. Já nesta sexta-feira (dia 26), a convite do Governo do Estado, o Instituto do Autismo levará um grupo de crianças para assistir ao jogo entre Sport e Vila Nova, pela Série B, também na Arena Pernambuco.

O IDA conta com seis unidades em funcionamento: está presente nos municípios de Igarassu e Carpina, além das instalações em quatro bairros no Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Ao todo, são mais de 1100 funcionários para o atendimento especializado de mais de 500 crianças e adolescentes assistidos pelas seis unidades. Está em fase de construção uma unidade no município de Caruaru. A previsão é que as atividades comecem a ser oferecidas na unidade em meados de maio. Cerca de 200 famílias devem ser atendidas em Caruaru.

“Todo o espaço do nosso instituto é voltado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com autismo, com diversas terapias. Podemos proporcionar, de forma individualizada, o aprendizado de novas habilidades, a autonomia, melhorar a atenção, foco e concentração, a comunicação, bem como a interação e comportamento social”, explica Kadu Lins.

Em todas as unidades, o IDA possui infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, pedagogos e musicoterapeutas. Entre as especialidades oferecidas estão: Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade Relacional e Funcional, Musicoterapia, além de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Nutrição.

Além dos serviços oferecidos, as unidades do Instituto do Autismo também contam com diferenciais, como: terapias desenvolvidas na piscina, equoterapia (terapia assistida por cavalos), atividades esportivas ao ar livre e também ações externas. “É incrível acompanhar a evolução dos assistidos, com grandes resultados em termos de independência e sociabilização. Também temos uma atenção e cuidado com as famílias, desenvolvendo atividades específicas para elas. O Instituto possui um olhar especial para também cuidar de quem cuida”, comenta Kadu Lins.

O Instituto do Autismo foi fundado em 2020 por Kadu Lins, que é profissional de Educação Física, especialista em ABA e psicomotricidade, com formações no Brasil e no exterior. Todos os serviços e especialidades oferecidos pelo IDA podem ser acessados por meio de atendimento particular ou através de planos de saúde das redes conveniadas. Os pais e/ou responsáveis podem obter mais informações através do https://institutodoautismo.com/ ou pelo perfil do instituto no Instagram: @institutodoautismo .

https://web.facebook.com/PERNAMBUCOEMFOCO

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *