Por: Margarida Figueiredo.
Os casos de violência contra os idosos vem crescendo no Brasil, pois em 2023 esse tipo de violência aumentou em 38%. A cada hora dois idosos sofrem algum tipo de violência no País. A maior parte das agressões contra o idoso vão desde o abuso financeiro, maus tratos físicos e psicológicos , que na maioria das vezes são cometidos pelos próprios familiares, também temos outras formas de agressões contra o idoso que são o abandono nos asilos a falta de carinho e a pressão psicológica.
Segundo Organização das Nações Unidas a proporção de pessoas com idade superior a 60 anos vem crescendo muito rápido, mais do que qualquer faixa etária em todo mundo.
Além das perdas biológicas, psicológicas e sociais. As pessoas idosas efrentam muitas dificuldades, mais a principal delas é a violência como já falamos anteriormente e essa questão precisa ter atenção, como a criação de políticas públicas e planejamento que venham oferecer estruturas para que os idosos venham ter uma velhice com qualidade de vida. Uma vez que nos últimos anos com o aumento da expectativa de vida da sociedade brasileira o envelhecimento e a presença da pessoa idosa se tornou um fato social.
|
|