Além da reinserção no mercado de trabalho, alguns buscam oportunidade de recomeço através de estágio. Contratantes como o Grupo Parvi, ressaltam a qualidade de profissionais com mais experiência e a tendência que acompanha o envelhecimento da sociedade
Presente em 14 Estados do Brasil, o Grupo Parvi faz parte das empresas que estão fazendo a diferença quando se trata da contratação de profissionais com 50 anos ou mais. Em recente levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), foi comprovado o crescimento dessa tendência, que deve ser cada vez mais fortalecida, em razão do envelhecimento natural da população.
Se o conservadorismo do mercado de trabalho colocava esses profissionais em escanteio, o tempo e evolução das empresas mostram cada dia mais o valor que eles possuem em uma sociedade pautada pelo imediatismo e ansiedade no âmbito profissional.
Clívia Costa, diretora de RH do Grupo Parvi, conta o saldo positivo que o grupo tem acumulado desde que ampliou a oferta para esse perfil profissional. “Iniciamos um incentivo de contratação para pessoas 50+ em todos os setores, de forma espontânea, há mais de um ano, e todos os gestores desses novos contratados nos responderam de forma positiva sobre o desempenho deles”, afirma Clívia.
A gestora explica que profissionais mais jovens tem um perfil com um anseio a novas situações constantemente, o que leva a impaciência de ouvir o outro e praticar a empatia, sem resolver totalmente as questões que estão lidando no momento. “Já os profissionais com mais experiência possuem essa característica de saber ouvir mais, de se interessar realmente pelo cliente ou pela situação, de forma a se empenhar na sua solução e, consequentemente, satisfação dos clientes e da empresa”, conta.
Apesar de atualmente a maior concentração desses profissionais estar em back-offices, ou seja, na área administrativa, financeira e contábil, a busca é por mais pessoas para ao setores de atendimento ao público/ cliente, nas oficinas e showroom. “Atualmente estamos com 23 pessoas nessa linha de frente, em diferentes lojas do Grupo, um percentual pequeno dentro do geral que o Grupo possui, mas estamos com seleção aberta para cada vez mais oferecer esse atendimento de excelência”, informa Clívia.
Ampliando atuações
Além de ofertar essa inserção de profissionais com experiência no mercado, outra oportunidade que o Grupo Parvi abraçou foi a de ofertar vagas de estágio para esse público com mais idade.
Sim, estágio! Além da busca por inserção no mercado, algumas pessoas acima dos 50 anos abraçam a oportunidade de continuar aprendendo e inovar na vida profissional. Seja uma graduação possível só agora, após filhos crescidos, ou a possibilidade de mudar de carreira e iniciar uma nova após aposentadoria, o fato é que muitos adultos estão ocupando as universidades e precisam, assim como os jovens estudantes, de uma oportunidade de aprendizado no mercado para ter experiência na nova função.
Pensando nisso, o Grupo Parvi oferece essa oportunidade, de acordo com a demanda, em suas frentes de atuação, e estão com boas expectativas para esse novo mundo de aprendizado, empatia e inclusão. “Esperamos que essa informação seja cada vez mais replicada e chegue a esses novos estagiários, pois enquanto gestores, temos certeza de que cada empresa que acolher essa mão-de-obra será beneficiada com um trabalho feito com dedicação e assertividade”, conclui Clívia.