#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Com Otto e Nação Zumbi, Olinda divulga programação do Carnaval 2020

Com o tema “O Carnaval de Olinda é de outro mundo”, a Folia de Momo de 2020 vai contar mais de 400 orquestras de frevos itinerantes e mais de dois mil blocos cadastrados. Para as apresentações musicais, nomes como Otto, Spok Frevo Orquestra, Academia da Berlinda e Cordel do Fogo Encantado vão animar os nove polos espalhados pela cidade.

A abertura, que acontece no dia 20 de fevereiro conta com a tradicional apresentação de Alceu Valença, já o encerramento, que acontece no dia 26 de fevereiro será com o show de Nação Zumbi. A programação completa de cada palco será divulgada apenas na semana pré-carnavalesca.

Outros nomes que farão parte da festa carnavalesca de Olinda são Michele Melo, As Amigas, Nega do Babado e Kelvis Duran, que contemplam o brega pernambucano e as bandas Ave Sangria e Banda Eddie. As atrações nos polos começarão sempre a partir das 16h.

Para Lupércio, prefeito de Olinda, o tema “O Carnaval de Olinda é de outro mundo” surgiu a partir da interação com os foliões. “O tema foi extraído justamente da gente ouvindo nossos foliões, tanto pernambucanos como pessoas de outros estados e outros países”, explicou.

Entre as novidades estruturais está um número três vezes maior de decoração aérea, que além de embelezar a cidade deve amenizar a incidência dos raios solares. Além disso, os foliões também vão poder relembrar o popular banho de cheiro. “Isso foi uma ideia que nos foi apresentada para relembrar os carnavais saudosos, então a gente vai fazer um grande corredor com pulverizadores com essência perfumadas de lavanda”, explica José Luiz, secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, João Luiz.

Neste ano, a cidade conta com um novo palco chamado “Aladin Oyó”. Localizado na Rua do Sol, o espaço deve concentrar iniciativas culturais afro. Um polo de acolhimento social será montado no Clube Atlântico para receber crianças filhas de ambulantes que irão trabalhar nas festas, contando com supervisão, alimentação e recreação durante todo o dia. Confira todos os polos: Polo Carmo/Erasto Vasconcelos; Polo Guadalupe/Aurinha do Coco; Polo Varadouro/Mestre Afonso; Polo Rio Doce; Polo Xambá; Polo Mercado da Ribeira; Polo da Casa da Rabeca; Polo Aladin Oyó e polo infantil.

Como tem acontecido nos dois últimos anos, escolha do homenageado para o Carnaval de Olinda 2020 será feita através de votação popular que começa a partir da próxima semana. A população terá a chance de votar em um nome entre os dez selecionados. São eles: Peneira, Dona Aurinha, Ivo de Xambá, Carlos Ivan, Dona Dá, José Carlos Viana, Agenor de Estandarte, Byll de Olinda, Pedro Paulo e Marieta Borges.

Locais de votação para o homenageado:
– Praia do Quartel, das 6h30 às 15h
– Terminal de Ônibus de Rio Doce, das 6h30 às 15h
– Terminal de Xambá, das 6h30 às 15h
– Centro Comercial de Ouro Preto, das 6h30 às 15h
– Alto da Sé, das 6h30 às 15h
– Feira de Peixinhos, das 7h30 às 13h30

Abertura
O marco inicial do Carnaval de Olinda deste ano será no dia 20 de fevereiro, na Praça do Carmo. A abertura se inicia com um cortejo do Homem da Meia-Noite, com concentração marcada para às 18h em frente ao prédio sede da Prefeitura de Olinda. O calunga arrasta os foliões até à praça, onde haverá apresentação do grupo A Cocada e em seguida da orquestra do Grêmio Henrique Dias acompanhado de convidados da cena musical de Pernambuco. São eles: Karina Buhr, Fábio Trummer, Flaira Ferro e Urêa. A festa continua com um show de Marrom Brasileiro e é encerrada tradicionalmente com uma apresentação de Alceu Valença.

Encerramento
A despedida do Carnaval olindense acontece na Quarta-feira de Cinzas (26), a partir das 17h, na Praça do Carmo. A primeira atração é a Bateria Cabulosa, que é seguida pelo Grupo Afonjá com participação de Flaira Ferro. O grupo bongar se apresenta junto com Lenine a festa termina com Nação Zumbi em seu projeto Troça Elétrica.

Fonte: Folha PE

Foto: José de Holanda/Divulgação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *