A rota ciclável receberá o nome em homenagem a Josias Silva de Albuquerque, que presidiu o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE durante 23 anos (1996/2019) e trouxe inúmeras contribuições para o estado
O legado de dedicação e liderança de Josias Albuquerque agora está eternizado nas ruas do bairro de Santo Amaro. Recentemente inaugurada pelo Poder Executivo Municipal, a área destinada a ciclistas existente nas ruas Bispo Cardoso Ayres e Treze de Maio, recebeu, neste sábado (25/7), o nome de Ciclofaixa Professor Josias Albuquerque.
A nova rota exclusiva para bicicletas percorre um importante eixo rodoviário da cidade e perpassa o novo prédio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, a Casa do Comércio, cujo edifício ganhou o nome do ex-presidente da Federação.
Durante o período em que presidiu o Sistema Fecomércio-PE, Josias Albuquerque idealizou, executou e apoiou iniciativas que contribuíram para o crescimento de Pernambuco na economia, na educação e no âmbito social. “É uma homenagem mais que merecida, já que Josias Albuquerque trouxe importantes avanços para a população de todo o estado de Pernambuco, seja no âmbito social e de desenvolvimento econômico. A ciclofaixa lembrará a todos do grande líder empresarial e do incentivador de mudanças positivas e inovadoras, que foi Josias”, comenta o atual presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.
Advogado e empresário, Josias Silva de Albuquerque exerceu, durante o período de 1996 a 2019, a presidência do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, dedicando-se, nos últimos 30 anos de sua vida, à organização da classe empresarial do comércio de bens, serviços e turismo no Estado de Pernambuco.
Além de sua liderança à frente das entidades sindicais, Josias Albuquerque também se dedicou ao fomento dos pequenos negócios, ao desenvolvimento de pessoas e organizações para o mundo do trabalho e à promoção do bem-estar social dos comerciários, de suas famílias e do público em geral.
A confecção e afixação de placas alusivas às contribuições para a cidade do Recife e dados biográficos ficarão a cargo da família, conforme prévia autorização do Poder Executivo Municipal.