#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Chuvas retiram município de Lagoa do Ouro, no Sertão, do rodízio de abastecimento de água

As chuvas registradas, nos últimos dias, no município de Lagoa do Ouro, no Agreste Meridional, permitiram retirar a população da cidade do rodízio de abastecimento de água. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já está ofertando água todos os dias para os 12 mil moradores da cidade. A melhoria na distribuição de água foi possível graças ao volume de chuva que caiu na região, permitindo que a Barragem de Riacho da Palha, única fonte hídrica de Lagoa do Ouro, atingisse a sua capacidade máxima de acumulação, que é de 25 mil metros cúbicos de água.

Segundo o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Igor Galindo, antes das chuvas, a Barragem de Riacho da Palha estava 40% da sua capacidade de armazenamento, e o abastecimento de água da cidade estava sendo feito por meio de um calendário de um dia com água e quatro dias sem. “Agora, vamos assegurar a retomada do abastecimento diário até final desses ano”, adiantou o gerente, acrescentando que o rodízio tinha sido implementado há cerca de um mês e não havia perspectivas de mudança até o período de inverno da região. “A surpresa das chuvas não esperadas, no período de estiagem, foi muito bem recebida pelos técnicos da Compesa e moradores da cidade”, pontuou Igor Galindo.

Sistema Várzea do Una é paralisado  para troca de rede de distribuição de água em São Lourenço da Mata

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) programou uma parada do Sistema Várzea do Una, a partir de amanhã (29), às 5h, para realizar serviços de substituição de  trechos de redes de distribuição de água (tubulações antigas). O sistema ficará paralisado por 48 horas, e neste período haverá falta de água em cerca de 65% da cidade de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife: Centro, Vila do Reinado, Rosina Labanca, Pixete, Penedo, Loteamento São João e São Paulo, Paulo Afonso, Chã da Tábua, Várzea Fria, Capibaribe, Tiúma e Parque Capibaribe. Essas áreas deveriam ter abastecimento no período da paralisação ( calendário de distribuição). A previsão da companhia é concluir os trabalhos no sábado (01/12), às 5h, quando o fornecimento de água será restabelecido de acordo com o calendário de cada área.

A substituição de tubulações com idade avançada faz parte do programa de renovação da infraestrutura e do processo contínuo (e sistematizado) para redução e combate às perdas de águas por vazamentos na rede. Com este objetivo, os técnicos farão a troca de um trecho de uma tubulação, com diâmetro de 350 milímetros, na Rua São Bernardo, no Loteamento São João e São Paulo. Ainda será substituído outro trecho de uma rede de 600 milímetros localizada dentro da mata, próximo a Avenida Belmiro Correia, no bairro Capibaribe.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *